quarta-feira, 5 de junho de 2019

Feira do Ambiente “Anadia + Verde” sensibiliza para a necessidade de alterar comportamentos

A 4ª Feira do Ambiente “Anadia + Verde” vai ter lugar, nos próximos dias 7 e 8 de junho, na Praça Visconde de Seabra, em Anadia, numa organização do Município de Anadia. Após o sucesso das edições anteriores, o certame regressa para continuar a sua missão de dar espaço e protagonismo aos produtos biológicos, às soluções ecológicas e à proteção do meio ambiente.
Ao longo de dois dias, o espaço vai acolher diversas oficinas, ateliers, demonstrações, palestras, exposições, vinhos biológicos e outras ações de divulgação da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos, havendo também um espaço de restauração, onde serão servidos almoços e jantares biológicos e onde não faltará o leitão assado biológico. Uma das novidades vai ser a utilização de pratos e talheres biodegradáveis, mais ecológicos e amigos do ambiente. A área da restauração estará a cargo da APPACDM de Anadia, revertendo a receita a favor desta Instituição de Solidariedade Social.
Uma das atividades que vai decorrer, no sábado, pelas 10h00, é o passeio interpretativo a um dos “ex-líbris” da cidade, o Monte Crasto, e também ao Montouro. O passeio inicia-se no recinto da feira.
Tal como nas edições anteriores, o certame será também palco para um encontro de automóveis elétricos, que vai ter lugar, no dia 8 de junho, a partir das 15h00, e no qual serão explicadas e demonstradas as vantagens e mais-valias deste tipo de veículos.
Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol do ambiente é um dos objetivos do Município, que pretende, ainda, incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente, e que afastem o recurso a tratamentos com produtos químicos.
Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente é também um objetivo deste evento.
Serão dois dias dedicados à promoção da cidadania e da qualidade de vida da comunidade, que irão ainda proporcionar bons momentos de confraternização. Na sexta-feira, 7 de junho, o certame poderá ser visitado das 09h00 às 22h00, e, no sábado, dia 8, entre as 10h00 e as 23h00, sendo a entrada livre.
Programa:
Sexta-Feira, dia 7 de junho
9h30 – 10h30: Inauguração com o espetáculo “Floresta Viva – Educação Florestal pela Arte” (Centro Escolar de Arcos)
9h30 – 16h30: Visita Eco-Escolas
17h30: Palestra “Património histórico e natural do concelho”, por Nuno Rosmaninho e José Pais (tenda Anadia + Verde)
20h00: Animação musical

Sábado, 8 de junho
10h00: Passeio interpretativo ao Monte Crasto e Montouro (encontro no recinto da feira)
11h00: Hora do Livro – BMA (tenda Anadia + Verde)
15h00: Passeio de veículos elétricos – UVE (início no recinto da feira)
16h30: Workshop “Sobreiro e o ciclo da cortiça”, pela APCOR e Quercus (tenda Anadia + Verde)
17h30: Mesa-redonda “Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade” com os convidados: Patrícia Cardoso (Ervas do Casal), Valdemiro Pereira (Aidos da Vila), José Vieira (AFBV), Joaquim Lima (APCOR), Pedro Sousa (Quercus) e Albertino Oliveira (Sedacor)
19h00: Animação musical


Nenhum comentário:

Postar um comentário