terça-feira, 18 de junho de 2019

Proença-a-Nova | Recursos e potencialidades do concelho em destaque na Festa do Município


Os recursos e as potencialidades do concelho de Proença-a-Nova estiverem em destaque durante os quatro dias de Festa do Município, este ano dedicada à temática da Tigelada e do Mel, que decorreu entre 13 de junho, Dia do Município, e 16 de junho. Para o presidente da Câmara Municipal, este certame apresenta-se como uma montra de excelência em que os mais de 50 expositores presentes - entre as associações que garantiram a venda de tigeladas, restauração e tasquinhas, o artesanato e a mostra empresarial - contribuíram para o sucesso do evento. “Em primeiro lugar, um agradecimento especial a todos os expositores que animaram a nossa Festa do Município, principalmente às nossas associações que, como sempre, deram uma resposta muito positiva, elas que também sentem como sua a responsabilidade de promover os nossos produtos, os nossos recursos e as nossas tradições”, afirma João Lobo no momento de fazer o balanço do evento. “Agradeço também à empresa Rica Granja e à cooperativa Caprinhal que disponibilizaram, respetivamente, 1543 dúzias de ovos e 690 litros de leite de cabra, dando um importante apoio às associações, que contam igualmente com dádivas nas suas comunidades, para garantirem as quase 1600 tigeladas em caçoulo de barro que se venderam nestes dias”, acrescenta. 

Para João Lobo, a Festa do Município contribuiu para a divulgação deste doce que é um dos finalistas distritais das 7 Maravilhas Doces de Portugal. “A final distrital já está agendada para 9 de julho e esperamos agora que todos aqueles que apreciam a nossa tigelada possam votar nela e, dessa forma, levá-la à próxima etapa, permitindo que todos conheçam aquela que é uma marca identitária do nosso território”. A tigelada e as histórias a ela associadas, e que atestam a importância do doce no concelho, o modo como a receita é feita, e que é transmitido de geração em geração, e algumas particularidades que garantem o seu carácter único foram abordados no programa Aqui Portugal, transmitido em direto pela RTP a nível nacional e internacional no dia 15 de junho. O atelier de cultura e gastronomia “Os Segredos da Tigelada”, do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia e dinamizado pela Associação do Pergulho e Murteira, juntou vários participantes à volta da mesa e convidou-os a explorar a receita da tigelada. 

Para além da gastronomia, a Festa do Município foi ainda feita de muitos outros momentos, como o encerramento do ano letivo 2018/2019 da Ginástica Sénior, com a presença dos quase 200 alunos das 17 turmas existentes no concelho; o passeio pedestre “Adormecer o Sol” que levou os 50 participantes até ao cruzeiro de Proença-a-Nova onde assistiram ao por do sol e a uma pequena apresentação sobre a história deste monumento religioso que data do final dos anos 40 do século passado; e a final da Taça do Município que deu a terceira vitória consecutiva na prova à equipa da Relva da Louça. Animação de rua, concertos, espetáculos, sessões de cozinha ao vivo, passeio de motos, tunas ou marchas garantiram ainda motivos de diversão na edição deste ano da Festa do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário