quarta-feira, 10 de julho de 2019

Coimbra | Investigadores da UC integram Comité de Gestão de projeto internacional que pretende explorar todo o potencial dos Aerogéis

António Portugal e Luísa Durães, docentes e investigadores do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foram nomeados, pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), delegados por Portugal para integrar o Comité de Gestão da Ação COST AERoGELS - “Advanced Engineering and Research of aeroGels for Environmental and Life Sciences”.

Esta Ação COST, que junta cientistas de 40 países, visa reunir o conhecimento gerado na investigação científica e tecnologia dos aerogéis, por parte da academia e da indústria, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de novos produtos e a transferência de tecnologia para o mercado, nomeadamente para aplicações ambientais e das ciências da vida. Este consórcio alargado é liderado por Carlos García-González, da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

Até 2023, os cientistas dos vários grupos de trabalho da Ação AERoGELS vão explorar todo o potencial dos aerogéis no contexto das aplicações ambientais e das ciências da vida, e serão treinados investigadores jovens nesta área para formarem a nova geração de cientistas inspirados em aerogéis.

Os aerogéis são «materiais nanoestruturados extremamente atrativos pelas suas propriedades únicas, nomeadamente a sua elevada porosidade (geralmente acima de 90%), baixas densidade e condutividade térmica, e composição química bastante versátil. Estas e outras propriedades fazem dos aerogéis excelentes isolantes térmicos (indústria aeroespacial, edifícios, equipamentos)», explica Luísa Durães.

A docente da FCTUC realça ainda que, «graças aos desenvolvimentos na área, impulsionados pela comunidade científica que se dedica aos aerogéis, estes materiais têm-se mostrado muito promissores para outras aplicações, nomeadamente nos setores da energia, ambiente e biomédico/farmacêutico».

Mais informação sobre a Ação AERoGELS disponível: aqui. Em anexo segue foto da equipa do Comité de Gestão do projeto.


Cristina Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário