quarta-feira, 3 de julho de 2019

Piódão viaja ao tempo das catraias da Estrada Real num fim-de-semana de festa e animação

"As Catraias da Estrada Real do Piódão" é o próximo evento do ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa", promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal.
Nos dias 6 e 7 de julho, é a vez da Aldeia Histórica do Piódão receber o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa", que vai levar habitantes e visitantes a recuar até ao século XIX. Com o mote "As Catraias da Estrada Real do Piódão", serão dois dias de experiências únicas na mais bela 'Aldeia Presépio' de Portugal.
É uma aventura inesquecível, a que nos leva à descoberta da Aldeia Histórica do Piódão: pelas paisagens de cortar a respiração da Serra do Açor, descobrimos, por entre sinuosos caminhos em comunhão com a natureza, a 'Aldeia Presépio', abrigada nos socalcos de uma encosta verdejante. Mas no século XIX, não era sem suspirar duas vezes que os almocreves que, em carros de bois transportavam produtos entre Coimbra e a Covilhã, atravessavam a Estrada Real do Piódão, num percurso que tinha tanto de agreste e perigoso como de encantador.
Nesse tempo, as 'catraias', abrigos de apoio e pernoita na longa e sinuosa Estrada Real do Piódão, eram muitas vezes a salvação dos almocreves, que se socorriam daquelas primitivas áreas de serviço de pedra com restauração e repouso para tomarem uma sopa quente e desfrutarem de uma muito desejada noite de sono.
Mil e uma estórias e lendas guardam as catraias, lugar de repouso não só de almocreves, mas de outros viajantes e também animais, que não devem ficar sepultadas nas suas próprias ruínas. Por isso mesmo, nos dias 6 e 7 de julho, o Ciclo "12 em Rede - Aldeias em Festa" leva habitantes e visitantes do Piódão numa viagem ao século XIX, com várias atividades, teatralizações, atuações musicais e visitas guiadas em torno das estórias das catraias da Estrada Real do Piódão.
Quem visitar a Aldeia Histórica do Piódão por estes dias é convidado a participar, por exemplo, numa caminhada pelos socalcos da eira de Piódão, a assistir a uma peça teatralizada e cortejo pelas ruas de Piódão dos viandantes da Estrada Real e suas Catraias, showcookings que evocam antigas iguarias e a cozinha típica da região, entre outras atividades como música, animação de rua e jogos tradicionais, perfeitos para miúdos e graúdos.
Com entrada gratuita, a festa “As Catraias da Estrada Real do Piódão” é uma oportunidade única para descobrir esta belíssima Aldeia Histórica, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos do evento.
Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de ArganilJunta de Freguesia do Piódão, associações e agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).”
A festa só acaba em Dezembro...

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa 2019” só termina em Dezembro.
Depois de Piódão, a festa segue para Linhares da Beira, nos dias 12 a 14 de Julho; Marialva, de 19 a 21 de Julho; Castelo Novo, de 26 a 28 de Julho; Castelo Rodrigo, de 6 a 8 de Setembro; Castelo Mendo, nos dias 27 e 28 de Setembro; Trancoso, de 11 a 13 de Outubro; Idanha-a-Velha, de 1 a 3 de Novembro; Monsanto, de 8 a 10 de Novembro; Almeida, nos dias 29 e 30 de Novembro; e Belmonte, de 27 a 30 de Dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário