segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Caldas da Rainha | DIA 17 DE OUTUBRO, NA UNIVERSIDADE SÉNIOR - “CAFÉ MEMÓRIA” VEM ÀS CALDAS PARA FALAR E SENSIBILIZAR SOBRE DEMÊNCIAS




Sessão itinerante nas Caldas da Rainha irá decorrer no dia 17 de Outubro, quinta-feira, das 14H30 às 17H00, na Universidade Sénior Rainha D. Leonor, com o apoio local do Município.
A participação nesta sessão é gratuita mediante inscrição prévia.
Depois do sucesso que o Café Memória tem tido nos últimos 6 anos, a Sonae Sierra e a Alzheimer Portugal, em parceria com a Fundação Montepio, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, lançaram uma nova vertente deste projeto para percorrer as estradas de Portugal e chegar às populações que vivem fora dos grandes centros urbanos: o Café Memória Faz-se à Estrada.
Esta iniciativa consiste na aplicação inovadora de um modelo assente na itinerância, já usado em outros contextos e épocas, para ir ao encontro de comunidades que vivem fora dos grandes centros urbanos. Pretende-se chegar a estas populações para as informar e sensibilizar sobre as demências, de forma descontraída e informal.
O Café Memória foi lançado em 2013 e consiste numa intervenção comunitária na área das demências, complementar à resposta técnica. Conta actualmente com 20 locais de encontro em todo o país e com o contributo de mais de 60 entidades parceiras, a nível nacional e local. Destina-se a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores e concretiza-se com a criação de locais de encontro para partilha de informação, experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou acção social e voluntários.
Visa contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social em que muitas destas pessoas e famílias se encontram e sensibilizar as comunidades locais para a relevância crescente do tema das demências, desconstruindo o estigma que lhe está associado.
As sessões itinerantes terão um formato idêntico às sessões do Café Memória, com uma duração de duas horas e poderão acontecer em dias úteis ou sábados. Estas sessões incluem o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação seguida de uma pausa para café para promover o convívio entre todos. Termina-se com a apresentação do tema “Vamos falar sobre o bem-estar dos cuidadores das pessoas com demência” por dois técnicos que conduzem a sessão.
Sobre o CAFÉ MEMÓRIA:
O lançamento do ”Café Memória” em Portugal é uma iniciativa da Sonae Sierra e da Associação Alzheimer Portugal e conta desde o seu lançamento com o apoio de diversos parceiros institucionais: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio e Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Conta ainda com o apoio da Fundação PT e da Llorente & Cuenca e, a nível local, de uma rede alargada de promotores, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, as Câmaras Municipais de Viana do Castelo, Oeiras, Viseu, Braga, Barcelos, Leiria, Sintra e Lisboa, a Cooperativa HOPE! Respostas Sociais, a associação APOIO, o Rotary Club de Algés, a Escola Superior de Educação de Viseu, as Obras Sociais de Viseu, o Lar de Santa Estefânia, a Casa de Saúde S. João de Deus de Barcelos, a Santa Casa da Misericórdia de Almada, a Casa de Saúde do Telhal, a Universidade de Évora e de apoios, tais como, a Portugália Restaurantes, Delta Cafés, Sumol+Compal, Celeiro, CPP e de outros importantes parceiros locais que ajudam a concretizar o projecto.
O lançamento do projecto em Portugal enquadra-se na estratégia de Sustentabilidade da Sonae Sierra, que compreende a realização de projectos de âmbito social que contribuam para a melhoria do bem-estar e qualidade de vida dos membros da Comunidade e dos visitantes dos seus Centros Comerciais.
A criação do CAFÉ MEMÓRIA insere-se num protejo mais vasto, o CUIDAR MELHOR (http://www.cuidarmelhor.org), que visa incluir e promover os direitos das pessoas com demência e apoiar e valorizar quem lhes presta cuidados, lançado igualmente pela Associação Alzheimer Portugal e pelos referidos parceiros institucionais. Para além destes, o CUIDAR MELHOR conta ainda com o apoio da Sonae Sierra, da Companhia de Seguros Lusitânia e dos Municípios aderentes Cascais, Oeiras e Sintra, onde funcionam os Gabinetes de Apoio abertos à comunidade.
Mais informação sobre o projecto em www.cafememoria.pt e www.facebook.com/cafememoriapt.
Sobre a Sonae Sierra:
A Sonae Sierra (www.sonaesierra.com) é uma Empresa internacional dedicada a prestar serviços a investidores e a promover projetos imobiliários ancorados em retalho. A Empresa tem escritórios em 12 países, fornecendo serviços em geografias tão diversas como Portugal, Alemanha, Argélia, Brasil, Colômbia, Eslováquia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia, Tunísia e Turquia. A Sonae Sierra é proprietária de 46 centros comerciais com um valor de mercado de cerca de 7 mil milhões de euros, gere e/ou comercializa 81 centros comerciais com uma área bruta locável de cerca de 2,5 milhões de m2 e aproximadamente 9.100 lojistas. Atualmente, a Sonae Sierra tem 14 Projectos em desenvolvimento, incluindo 7 para clientes.
A Sonae Sierra trabalha actualmente com mais de 20 co investidores a nível de activos, e gere quatro fundos imobiliários para um número significativo de investidores de todo o mundo.
Sobre a ALZHEIMER PORTUGAL:
A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de âmbito nacional criada há 30 anos para promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e de outras formas de demência, bem como dos seus familiares e cuidadores. Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento. Presentemente, a Alzheimer Portugal conta com mais de 9.000 associados. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário