sexta-feira, 4 de outubro de 2019

COIMBRA · UNIVERSIDADE | Carlos Reis recebe Prémio Eduardo Lourenço 2019 no dia 18 na Guarda

O professor e investigador da Universidade de Coimbra Carlos Reis, de 69 anos, recebe, no dia 18 de outubro, na cidade da Guarda, o Prémio Eduardo Lourenço 2019, foi hoje anunciado.
 
Segundo o vereador da Câmara Municipal da Guarda com o pelouro da cultura, Victor Amaral, o galardão vai ser entregue no decorrer de uma cerimónia a realizar pelas 17:30 daquele dia, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
O autarca adiantou à agência Lusa que o elogio ao premiado estará a cargo do professor catedrático da Universidade de Coimbra José Augusto Cardoso Bernardes.
Carlos Reis é o vencedor da 15.ª edição do prémio Eduardo Lourenço, no valor de 7.500 euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI), com sede na Guarda.
Instituído em 2004, o prémio destina-se a galardoar personalidades ou instituições com “intervenção relevante no âmbito da cultura, cidadania e cooperação ibéricas”.
“[A entrega do Prémio Eduardo Lourenço] é um dos momentos altos do projeto do CEI que faz jus ao seu patrono, Eduardo Lourenço, que nos continua a inspirar neste importante trabalho de cooperação institucional com as Universidades de Coimbra e de Salamanca [Espanha] e com o Politécnico da Guarda, num desígnio que ultrapassa cada vez mais fronteiras territoriais e culturais”, disse Victor Amaral.
No dia 14 de junho, quando foi anunciado o vencedor do galardão, o vereador da Cultura do município da Guarda afirmou aos jornalistas que Carlos Reis “encarna perfeitamente o espírito do Prémio Eduardo Lourenço”.
O autarca disse que o premiado, que “representa, claramente, pelo seu trajeto, pela obra, pelo seu currículo, no que diz respeito à Literatura Portuguesa, e também na relação que tem com a Espanha e com a promoção, quer em termos culturais quer cívicos, quer também em termos literários, encaixa perfeitamente dentro do perfil deste prémio”.
Na mesma ocasião, o presidente do júri, o vice-reitor da Universidade de Coimbra Delfim Leão referiu que o prémio deste ano foi “muitíssimo bem atribuído” a Carlos Reis, professor universitário no Departamento de Línguas e Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e diretor do Centro de Literatura Portuguesa daquela instituição, especializado em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX e em Teoria da Narrativa.
“Sendo português, tem uma amplíssima projeção no estrangeiro, começando logo, obviamente por Espanha, pelos países falantes de Espanhol e de Português, mas que vai muito além disso”, declarou.
O galardão, com o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e diretor honorífico do CEI, já distinguiu várias personalidades de relevo de Portugal e de Espanha.
Nas edições anteriores receberam o prémio Eduardo Lourenço a professora catedrática Maria Helena da Rocha Pereira, o jornalista Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta Ángel Campos Pámpano, o professor catedrático de direito penal Jorge Figueiredo Dias, os escritores César António Molina, Mia Couto, Agustina Bessa-Luís, Luís Sepúlveda e Basilio Lousada Castro, o jornalista e escritor Fernando Paulouro das Neves, o teólogo José María Martín Patino e os professores e investigadores Jerónimo Pizarro e Antonio Sáez.

NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário