sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Pombal | Obras no Jardim do Cardal arrancam este mês

Arrancam na última semana de outubro as obras de Requalificação do Jardim do Cardal.
O projeto da obra, cujo valor ascende a 558.620€, com financiamento de 85% do FEDER, será apresentado publicamente no dia 8 de outubro, pelas 18:30, dos Claustros dos Paços do Concelho de Pombal.
Inserida no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Pombal (PEDU), a obra prevê a valorização das suas características e vivências, ao colocá-lo num ponto crucial de fluxos pedonais com a introdução de uma nova passagem aérea pedonal, sobre a linha férrea, definida em projeto autónomo, que proporcionará a ligação destas das duas zonas da cidade.
Com prazo de execução de 240 dias, a obra tornará o espaço central do jardim mais amplo, favorecendo a circulação e a fruição pelas pessoas e possibilitando a realização de eventos.  Será também introduzido um elemento com “jogos de água”, com potencialidades estéticas e de arrefecimento do ambiente em dias mais quentes.
Serão substituídas as árvores cujo estado fitossanitário represente risco de queda ou que prejudiquem a estética do espaço, sendo preservadas aquelas que se encontram nas zonas relvadas e que se encontram em boas condições.
Na zona da pérgula, além da conservação da mesma, serão sobre-elevados e redesenhados os canteiros e introduzidos elementos florais, favorecendo o embelezamento do espaço e a sua fruição pelas pessoas.
As obras integradas no PEDU têm como principal objetivo a renovação da cidade, tornando-a mais amiga das pessoas e das famílias, privilegiando o tráfego pedonal, a mobilidade suave, a resiliência às alterações climáticas e o embelezamento dos espaços.
As condições de fruição do espaço público são essenciais para a promoção dos hábitos de vida saudáveis, seja pela promoção da prática desportiva informal, pela qualidade do ar ou pelo impacto que tem no combate ao isolamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário