quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Leiria | Arte de Portugal e do Japão patente em Leiria na exposição “Pensar é Guardar”


Um encontro da arte de Portugal e do Japão pode ser apreciado a partir do próximo dia 12 de outubro através da exposição “Pensar é Guardar”, integrada no programa comemorativo dos 50 anos da geminação de Leiria e Tokushima.

 Esta exposição coletiva desdobra-se em dois núcleos: Galeria de Arte - Banco de Portugal e Moinho do Papel. O primeiro estabelece uma forte alusão à ideia de guardar, face à história do próprio edifício e o segundo convoca a questão da produção, valorizando o labor e o saber fazer, relacionando o conceito, a techné e a tradição.   
Neste dia terá ainda lugar uma conversa de acesso livre ao público, com a participação de alguns dos artistas cujas obras vão ficar patentes e que tem como intenção ampliar a reflexão proposta pelas obras expostas.

“Pensar é Guardar” conta com obras de Albano Afonso, Ângela Saldanha, Fernanda Fragateiro, Futoshi Yoshi, José Maças de Carvalho, Luís Quintais, Nuno Sousa Vieira, Rita Gaspar Vieira, Sandra Cinto e Takafumi Kijima.

 Nesta exposição o grande desafio é o de Pensar e Sentir esta relação entre duas culturas distantes a partir do lugar e do tempo. Ou seja, o lugar é aqui o da produção (considerada em sentido alargado) e também o do guardar (que associa património e tradição). O tempo é o da memória comum coletiva versus memória individual.
A partir das diferentes propostas teóricas e artísticas apresentadas, cada visitante poderá criar novas perceções e leituras, através de gestos, cores, cheiros e materiais que convocam esse outro lugar – Tokushima, no Japão.

 “Pensar é Guardar” pode ser visitada, no Moinho do Papel, de segunda a sexta-feira das 9h30 às 12h00 e das 14h30 às 17h00 e ao sábado, das 14h00 às 17h30. Na Galeria de Arte Banco de Portugal, as visitas são de segunda a sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30 e das 14h00 às 17h30 e ao sábado e domingo, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

A exposição, que é inaugurada no sábado, dia 12 de outubro, pelas 15h30, ficará patente ao público até 31 de dezembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário