sábado, 19 de outubro de 2019

Região Norte | Inundações e carros meio submersos em Braga e no Porto

Resultado de imagem para Inundações e carros meio submersos em Braga e no Porto
JN

A Proteção Civil registou 60 ocorrências no Porto e 34 em Braga.

A chuva forte que cai neste sábado de manhã no Norte do país está a causar inundações várias.
A situação no Porto é a mais grave, com inundações em casas e na via pública. Para já, a Proteção Civil já registou 60 ocorrências, segundo disse à Renascença o comandante Pedro Araújo.
“Estamos neste momento a assistir a um período de estabilidade meteorológica com precipitação localizada fundamentalmente nos distritos de Braga e Porto. Porto é no momento o que regista maior número de ocorrências associadas maioritariamente a inundações, tanto no Parque Urbano como na via pública”, refere.
Prevê-se que a chuva se prolongue até às 15h00.
Em Braga, as inundações ocorrem sobretudo junto a um complexo industrial e perto do Altice Fórum Braga. O aumento do nível das águas submergiu alguns veículos e pelo menos uma pessoa ficou presa dentro do carro (na freguesia de Lomar).
Segundo o comandante Pedro Araújo, houve “o transbordo de uma linha de água com comportamento torrencial”, levando à submersão de “alguns veículos e habitações, nomeadamente aquelas que se encontram abaixo da quota zero em relação ao solo”.
Em Ferreiros, numa rua totalmente inundada, foram afetados cerca de 15 automóveis.
Na freguesia de Mire de Tibães, junto ao mosteiro, a chuva forte provocou a queda de um muro.
Face ao mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou 11 distritos “do Norte e Centro com aviso amarelo de precipitação”.
Os avisos vigoram “entre as primeiras horas e o final da tarde de sábado”, afirma Joana Sanches à Renascença.
“Em relação ao vento, temos três distritos com aviso de rajada – Coimbra, Leiria, Lisboa – entre as 12h00 e as 19h00”, avança ainda.
Há possibilidade de nevar na Serra da Estrela.
RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário