quinta-feira, 24 de outubro de 2019

SOCIEDADE | FADOS E GUITARRADAS, NA PEDALADA A NOSSA SENHORA DE VAGOS, EM 5 DE OUTUBRO DE 2019


A Romagem a Nossa Senhora de Vagos, de bicicleta, organizada pela ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha), serviu para os habitantes da Península das Gafanhas agradecerem à Terra de Origem dos seus antepassados e a Nossa Senhora todas as benesses que têm recebido. 

Na Capelinha de Vagos ouviu-se o trinar das guitarras e violas do Grupo de Fados de Coimbra "Portas d'Água", que homenagearam a Senhora com o extraordinário fado Nossa Senhora de Vagos, entre outros, nas vozes extraordinárias do Prof. Rogério e do Fernando Monteiro e a fenomenal atuação da Tuna da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré, uma carícia para os ouvidos. 

A maioria das famílias que deram vida às nossas Gafanhas são oriundas de Vagos e começaram a povoar estes estéreis areais no Séc XVII. Aqui chegaram para a apanha do junco à gadanha (gadanhar o junco ou, no seu linguarejar, gafanhar o junco). E o grito, à prôa da bateira, ouvia-se longe: "vamos à gafanha do junco"! E tantas vezes o repetiram que bastava dizer: "Vamos à Gafanha"; agora com letra grande porque se transformou na Terra da Promissão, 

Freguesia há pouco mais de 100 anos (1910), Vila há 50 (1969) e Cidade há 18 (2001)!... 90 anos para transformar uma Terra quase desconhecida numa cidade!... 

Abençoadas gentes das Gafanhas, oriundas de mais de 1000 povoações diferentes, mas unidas no esforço de engrandecer a nossa Gafanha!...… 

Humberto Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário