sábado, 14 de dezembro de 2019

APPACDM de Coimbra promove ação de solidariedade de apoio a sem-abrigo

Resultado de imagem para APPACDM de Coimbra
“Retribuir à sociedade” e “trabalhar a consciência social” dos seus utentes. Este é o mote da iniciativa de solidariedade para com os sem abrigo que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra vai realizar no próximo domingo, dia 15 de Dezembro.
A instituição vai estar na Loja do Cidadão, pelas 10:30 horas, com os utentes do Lar Residencial de S. Silvestre, a distribuir broinhas e café aos sem-abrigo, em parceria com o Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA). Pretende-se com esta iniciativa trabalhar a consciência social dos jovens, dando a conhecer esta realidade, mostrando as dificuldades e limitações inerentes a quem está nesta situação.
De acordo com a coordenadora do Lar de São Silvestre da APPACDM de Coimbra, Cláudia Gonçalves, o objetivo desta ação passa também por dar a conhecer aos utentes da instituição “outras realidades” e que “existem outras pessoas que também passam por dificuldades”. A coordenadora ressalva ainda o facto de a iniciativa permitir aos utentes perceberem que podem ajudar estas pessoas, o que é, também, um exercício do seu dever cívico e cidadania.
“A sociedade está habituada a que seja a instituição a requerer algo à comunidade”, refere Cláudia Gonçalves, rematando que querem, com a iniciativa, retribuir e cumprir o seu dever cívico e de responsabilidade social.
Num segundo momento desta iniciativa, no período da tarde de domingo, segue-se um passeio até ao Terreiro da Erva e Praça 8 de Maio, onde os utentes vão distribuir abraços a todos os que estiverem disponíveis para partilhar afetos.

No fim do dia, os utentes vão deslocar-se até à Câmara Municipal de Coimbra para verem a iluminação e decorações de Natal, terminando o dia com um ainda maior espírito natalício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário