Resultado de imagem para Exposição de utentes da APCC vai também permitir experimentar como foram criadas as telas
“Viagem elementArte” é o nome da exposição de pintura que a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) vai inaugurar no próximo dia 16 de Dezembro, pelas 10:45 horas, na Quinta da Conraria.
Trata-se de um conjunto de pinturas, criadas pelos utentes da instituição que frequentam a sala URDP 2, em que é abordada a questão da poluição e das alterações climáticas. Este foi o ponto de chegada de um percurso em que, em espaço de aula, se fizeram várias descobertas sobre a problemática ambiental, mas também sobre as capacidades de cada um dos intervenientes para intervir artística e socialmente.
Por isso, na inauguração, os visitantes terão ainda a oportunidade de ‘visitar’ os bastidores da criação artística e da forma como se trabalha a expressão criativa e multimédia naquele espaço. Com condução da professora Maria Rebelo, será possível experimentar os objetos e mecanismos suplementares que permitem a este conjunto de criadores realizar tarefas como pintar, cortar, colar ou agarrar.
Desta forma, será percetível como, independentemente da necessidade de criar ou adaptar objetos que possibilitem aos utentes serem ativos na execução motora, na URDP 2 se parte sempre da valorização das suas capacidades para escolher, decidir, apresentar ideias ou colaborar na evolução dos projetos. Ficará igualmente claro como, a cada atividade desenvolvida, se encontram novas soluções para permitir a participação e ultrapassar as limitações.
“Viagem elementArte” é uma jornada que passa pelos elementos da natureza (ar, água, terra e luz) e pelos seres vivos que neles coabitam, como forma de sensibilização para a beleza e o equilíbrio naturais e, deste modo, também de alerta para as ações que são necessárias tomar para manter e preservar a sustentabilidade do nosso planeta.
Esta exposição ficará patente até 10 de Janeiro de 2020, nos dias úteis entre as 10H45 e as 12H00 (com uma interrupção entre 24 de Dezembro e 2 de Janeiro). Este horário, coincidente com o funcionamento daquele espaço, permitirá também aos visitantes assistir à sua dinâmica criativa e de produção artística ao longo de todo o tempo da mostra.
A apresentação pública de produtos artísticos por parte da APCC é uma forma de apoiar e fomentar o processo inclusivo, em linha com a missão da instituição de promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos que têm deficiência ou incapacidade.