segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Barcelos | CÂMARA MUNICIPAL APRESENTA CANDIDATURA DE 1,2 MILHÕES DE EUROS PARA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Câmara Municipal apresenta candidatura de 1,2 milhões de euros para eficiência energética
A Câmara Municipal de Barcelos aprovou o projeto de execução que integra a candidatura do Município ao programa Norte-03-214-42 Eficiência Energética nas Infraestruturas Públicas da Administração Local, no âmbito do PDCT (Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial), gerido pela CIM Cávado. 
O aviso deste programa tem em vista o apoio a projetos que contemplem a implementação de medidas de eficiência energética nas infraestruturas e equipamentos da Administração Local, com recurso a subvenção reembolsável, estabelecendo como elegível a tipologia de operações referentes às intervenções nos sistemas de iluminação pública. 
No projeto, elaborado pelos técnicos do Município, prevê-se a substituição de luminárias com fonte de luz tipo lâmpadas de descarga por luminárias com fonte de luz de tecnologia LED, obtendo, assim, uma maior eficiência dos pontos de luz instalados e uma redução significativa dos encargos com a iluminação pública sem afetar qualidade da mesma. 
Com base nos cadastros de iluminação pública das entidades fornecedoras no concelho de Barcelos, (EDP e CEVE), existirão 34.282 pontos de luz. 
Do levantamento efetuado, quantificaram-se 6.273 luminárias a substituir, bem como a necessidade de substituição de 2.000 braços. Prevê-se um investimento total de 1.203.869,26€ (valor com IVA), para um apoio de 1.143.675,80€, correspondente a 95% do investimento, sendo que os restantes 5% são assegurados pelo Município. 
A poupança anual esperada é de 270 mil euros e um prazo máximo de seis anos para o reembolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário