sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Chuva forte dá tréguas mas bacias dos rios do Centro e Norte de Moçambique estão inundadas

Foto da DNGRH
A chuva forte deu tréguas nas últimas 24 horas em Moçambique porém, na região Norte, a bacia do Messalo em Nairoto encontra-se a 1,21 metros acima do nível de alerta, com tendência a subir, tendo como impacto a interrupção da circulação rodoviária entre os distritos de Mirate - Nairoto, devido ao galgamento da ponte sobre o rio Messalo. Na região Centro, a bacia do Licungo em Mocuba encontra-se a 0,90 metros acima do nível de alerta, com tendência a subir, causando inundações nas povoações de Vila Valdez, Yassopa, Ntabo, Furquia, Muraia, Birua, Mbaua, Muebele e Malei. A bacia do Zambeze em Nhavunduca está a 0,60 metros acima do alerta, sem impactos significativos. Búzi em Dombe encontra-se a 0,90 metros acima do alerta com tendência a baixar, tendo como impacto condicionada a circulação por batelão entre as localidade de Guaraguara e Bándua, no distrito do Búzi, devido a subida do caudal do rio Búzi.

A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê "a oscilação dos níveis com tendência a subir nas bacias Zambeze, Ligonha, Meluli, Monapo, Lúrio, Megaruma, Montepuez e Rovuma, mantendo–se abaixo do alerta, exceptuando as bacias do Búzi (Goonda), Meluli (Meluli) e Megaruma (Megaruma) que poderão atingir o alerta. Igualmente, prevê-se a prevalência do cenário de inundações na bacia do LICUNGO (Baixo Licungo) e nas cidades da Beira e Quelimane, e erosão para a Cidade de Nacala".

Entretanto o Instituto Nacional de Meteorologia prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu muito nublado. Possibilidade de chuvas fracas a moderadas ou aguaceiros com trovoadas. Vento de sudoeste a sueste fraco a moderado soprando com rajadas.

Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala céu pouco nublado localmente muito nublado. Possibilidade de chuvas ou aguaceiros acompanhados de trovoadas. Vento de sueste a sudoeste, temporariamente de nordeste em Manica, fraco a moderado, soprando com rajadas.

Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo céu pouco nublado, localmente muito nublado. Possibilidade de ocorrência chuvas fracas em Maputo e na faixa costeira. Vento de sueste a leste fraco a moderado.

Eis as temperaturas previstas:
Cidade
Tempo
Máx ºC
Mín ºC
Maputo
31
23
Xai-Xai
30
22
Inhambane
28
23
Vilankulo
30
22
Beira
30
24
Chimoio
29
19
Tete
32
24
Quelimane
31
23
Nampula
31
22
Pemba
29
24
Lichinga
26
18
Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário