sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Dia da Cultura Romena celebrado em Lisboa com maratona de leitura de poesia

A Embaixada da Roménia em Portugal e o Instituto Cultural Romeno (ICR) de Lisboa celebram o Dia da Cultura Romena na próxima quarta-feira, dia 15 de Janeiro, com uma maratona de leitura dedicada à Antologia de Poesia Romena Contemporânea, obra recentemente publicada pela Guerra e Paz, EditoresO livro reúne vinte e sete dos mais eminentes poetas contemporâneos, como Dinu Flamand ou Teodor Dună. A edição bilingue (português e romeno) foi traduzida por Corneliu Popa.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena, representada por vinte e sete dos seus maiores poetas contemporâneos, entre os quais Dinu Flamand, Ileana Mălăncioiu e Teodor Dună*. A edição bilingue (português e romeno) da Guerra e Paz contou com a tradução de Corneliu Popa e o apoio do Instituto Cultural Romeno, Bucareste. A selecção dos poetas e dos poemas foi feita pelo Museu Nacional de Literatura Romena.

Esta obra dá-nos dá a conhecer a cultura romena, o seu contexto histórico e as suas particularidades através da poesia. Não surpreende, portanto, que esta antologia seja o ponto de partida para uma maratona de leitura que celebra o Dia da Cultura Romena, assinalado, anualmente, no dia 15 de Janeiro. O evento, que pretende homenagear e projectar a multiplicidade e diversidade da poesia romena, terá lugar na Galeria do ICR em Lisboa, a partir das 18h00.

Cada leitor terá cinco minutos para apresentar à assistência um poema da sua preferência, quer se expresse em romeno, quer se expresse em português. Para garantir uma articulação e organização adequadas, os interessados deverão inscrever-se através do endereço de e-mail: icrl.geral@mail.ptprime.pt.

O evento contará ainda com a participação especial do músico de origem romena Tifus Isfan, que irá acompanhar, com trechos de guitarra clássica, as leituras dos participantes.

Participar neste evento será testemunhar a celebração da cultura romena e em particular da poesia contemporânea do país.  Uma viagem no tempo e na literatura, e lê-la é apenas o início.

Antologia de Poesia Romena Contemporânea chegou às livrarias de todo o país no último mês de Novembro de 2019. O livro pode ainda ser adquirido através da loja online da editora.

*A lista completa dos vinte e sete autores incluídos na antologia está disponível na ficha do livro, em anexo.


Antologia de Poesia Romena Contemporânea
Tradução e Notas: Corneliu Popa
Ficção / Poesia
600 páginas · 15x23 · 29,90 €
Nas livrarias desde 19 de Novembro de 2019
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário