quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

DUAS NOVAS FORMAÇÕES EM DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA

Dias 28 e 29 de fevereiro
UNAVE-UA PROPÕE DUAS FORMAÇÕES SOBRE
DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE MADEIRA

Resultado de imagem para UNAVE - UNIVERSIDADE DE AVEIRO
A utilização de madeira em estruturas tem vindo a conhecer uma utilização crescente ao longo dos últimos anos, atendendo às boas características estéticas, de resistência, ecológicas e, contrariamente ao que muitas vezes se julga, de resistência ao fogo da madeira.

É, por isso, previsível que a madeira continue a ser utilizada cada vez mais nos próximos anos.

Por outro lado, as estruturas de madeira não são tradicionalmente estudadas ao nível das licenciaturas de Engenharia Civil, a não ser muito recentemente, e, geralmente, como disciplinas de opção.

Acresce, ainda, que a aprovação de normas europeias relativas ao cálculo de estruturas de madeira veio fornecer aos projetistas um conjunto de regras e métodos de dimensionamento que facilitam e enquadram o dimensionamento deste tipo de estruturas.

Por tudo isso, a UNAVE-UA, vai realizar em fevereiro, nos dias 28 e 29, duas formações de curta duração, de 8 horas cada, sobre o dimensionamento de estruturas de madeira:

· Dimensionamento de Estruturas em Madeira – Regras Gerais – dia 28 de fevereiro – 8 horas – mais detalhes em: https://www.unave.pt/?formacao=dimensionamento-de-estruturas-de-madeira-regras-gerais

· Dimensionamento de estruturas em Madeira – Ligações – dia 29 de fevereiro – 8 horas - mais detalhes em: https://www.unave.pt/?formacao=dimensionamento-de-estruturas-de-madeira-ligacoes

Tanto uma como outra visam dar formação aos projetistas no domínio do cálculo de estruturas de madeira e serão baseadas no Eurocódigo 5, e criar competências no domínio do dimensionamento das ligações.

Serão abordados os princípios de dimensionamento, mas, também, casos típicos de ligações, tais como: apoios de madres, vigas secundárias, de continuidade, ligações resistentes a momentos ou apoios de pilares.

Os cursos têm uma componente de exercícios práticos, que pretende ilustrar diversos casos de ligações reais.

Os destinatários são, preferencialmente engenheiros civis e outros técnicos ligados ao dimensionamento de estruturas, exigindo-se como pré-requisito uma licenciatura, um mestrado ou um mestrado integrado em Engenharia Civil ou áreas afins.

As duas formações são da responsabilidade do professor Paulo Cachim, professor associado com agregação do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro e coordenador da Unidade de Investigação RISCO – Riscos e Sustentabilidade na Construção.

Informação mais detalhada e inscrições disponíveis em: https://www.unave.pt/?s=Dimensionamento+de+estruturas+de+madeira+

José Carlos Maximino

Nenhum comentário:

Postar um comentário