quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Romance vencedor do IV Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal chega às livrarias


Uma figura improvável sobe aos palcos da vida política. O parlamento não lhe resiste e cai-lhe nas mãos. É este o mote de Vidas por Fios, romance de José Martinho Gaspar, vencedor do IV Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, publicado agora pela Guerra e Paz, Editores, através de um protocolo de publicação regular, com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal. A obra chega às livrarias de todo o país no próximo dia 4 de Fevereiro. O lançamento acontece no dia 11 de Fevereiro, pelas 18h30, na livraria Bertrand de Picoas, em Lisboa.

Uma metáfora do nosso tempo, em que o mérito cede o lugar à manipulação e em que o palco político abre espaço à teatralização ou a anedotas sofríveis. O cinismo vive em Vidas por Fios, o romance de estreia de José Martinho Gaspar, professor de História, natural de Abrantes, vencedor da última edição do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

O livro conta a história de Manuel, um jovem nascido no mundo rural. Talhado para grandes feitos desportivos, Manuel torna-se um gigante no lançamento do peso e do martelo. Mas um terrível episódio abala o seu sonho. 

Dá-se então o inesperado e o jovem sobe aos palcos da vida política. Depois de uma escalada vertiginosa, na qual não olhou a meios para atingir os seus fins, o protagonista ganha poder dentro do parlamento e começa a manipular, como marionetas, os deputados.

Uma história provocante, mordaz e com um fascinante perfume orwelliano, que promete conquistar os leitores da primeira à última página.

Vidas por Fios chega às livrarias no próximo dia 4 de Fevereiro. A sua publicação resulta de um protocolo entre o Lions de Portugal, a Fundação Lions e a Guerra e Paz, Editores, que se torna, assim, o parceiro editorial do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal.

O protocolo será formalmente assinado no início da sessão de lançamento do livro que vai ter lugar no próximo dia 11 de Fevereiro, pelas 18h30, na livraria Bertrand de Picoas, em Lisboa. A obra será apresentada pela actriz e mediadora cultural e artística Carla Dias.

José Martinho Gaspar estreia-se assim nos romances depois da publicação de ensaios, contos e livros infantis. Com destaque para Os Discursos e o Discurso de Salazar (2001), Histórias Desencantadas (2012), Um Mundo Quadrado (2015) e Histórias de Ter de Ser (2017).

Vidas por Fios
José Martinho Gaspar
Ficção / Romance
176 páginas · 15x23 · 15,00 €
Nas livrarias a 4 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário