terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

ABERTURA DO ESPAÇO DO CIDADÃO EM VIEIRA DE LEIRIA

O novo Espaço do Cidadão, localizado na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, entrou em funcionamento na manhã desta segunda-feira, 10 de fevereiro. A inauguração oficial do Espaço do Cidadão está marcada para as 15h00 do dia 18 de fevereiro.

O Espaço do Cidadão abriu ao público na presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; dos vereadores Carlos Caetano e Célia Guerra; e do presidente da Junta de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso.

A abertura deste novo serviço resulta de uma parceria entre a Agência para a Modernização Administrativa, a Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e a Câmara Municipal.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, congratula-se "com a abertura do Espaço do Cidadão, que permite a descentralização de serviços de diferentes entidades da administração central e local, num único sítio, evitando a deslocação da população aos serviços centrais na Marinha Grande". "Esta parceria vem na sequência dos contactos da Câmara Municipal com a Ministra de Estado e da Presidência, que permitiu acelerar a abertura do local”.

Para o presidente da Junta de Freguesia, “o Espaço do Cidadão é um serviço fundamental de proximidade, que permite que a população de Vieira de Leiria não tenha de se deslocar à sede do concelho para obter determinados documentos. Este serviço corresponde a uma economia de custos e de tempo e contribui para a coesão social e geográfica”.

Neste novo balcão o cidadão pode tratar de vários serviços como, por exemplo, da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, requerer subsídio de parentalidade, marcar a renovação do Cartão de Residência, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais.

O Espaço do Cidadão vai funcionar à segunda, quarta e sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário