terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Livro “A Pide e os Seus Informadores: O Caso de Inácio” apresentado na Biblioteca Municipal


O livro “A Pide e os Seus Informadores: O Caso de Inácio”, de Paulo Silva, é apresentado na Biblioteca Municipal, no sábado, dia 15 de fevereiro, a partir das 16 horas. 

Em “A Pide e os Seus Informadores: O Caso de Inácio”, Paulo Silva revela “toda a ação de um importante informador da delegação da PIDE de Coimbra. A partir dos seus relatórios, a PIDE fica a conhecer os meandros da organização da oposição ao regime, apreendendo as suas movimentações e os indivíduos a ela ligados, não só em Coimbra, mas também nas vilas em seu redor, como são os casos de Pereira do Campo, Penela, Soure, Condeixa, apenas para citar algumas. Podíamos, igualmente, citar os casos de outras vilas ou até de cidades mais próximas de Coimbra, como Pombal, Aveiro, Anadia, Mira ou a Figueira da Foz, numa abrangência de atuação que entendemos ser uma tipificação anormal daquilo que era o informador comum.”. 

A apresentação do livro está a cargo de Luís Reis Torgal, orientador deste trabalho literário e autor do prefácio. 

Paulo Marques da Silva (12/12/1966) é natural de Condeixa-a-Nova. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra tem vindo a estudar os processos de alguns escritores e de outras personalidades, da região de Coimbra, ligadas à oposição ao Estado Novo, nos arquivos da PIDE/DGS. 

Publicou em 2009 o livro Fernando Namora por entre os dedos da PIDE – A repressão e os escritores no Estado Novo. Em 2010 é um dos co-autores da publicação Condeixa paisagem, memória e história, com o trabalho «Estórias» da oposição em Condeixa no tempo de Salazar. No ano de 2015 é publicado o opúsculo Deniz Jacinto entre duas paixões: o teatro e a liberdade, uma seleção de documentos sobre o processo da PIDE de Manuel Deniz Jacinto. Neste mesmo ano publica também um pequeno trabalho intitulado Fernando Namora e a PIDE: anatomia de um processo, integrado no livro Pois não te resta ainda o mundo?, Conferências Fernando Namora, coordenado por Paulo Archer de Carvalho, um conjunto de cinco conferências sobre o escritor condeixense. 

Em 2019 surge o livro A PIDE e os seus Informadores, o caso de Inácio, que retrata a ação de um importante informador da delegação da PIDE de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário