terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Moçambique | Electricidade condiciou emissão de Passaportes e DIREs

Foto de Adérito Caldeira

O Serviço Nacional de Migração (SENAMI) revelou ao @Verdade os atrasos verificados na emissão de Passaportes e Documento de Identificação e Residência para Estrangeiros (DIRE), entre Junho e Dezembro, deveram-se a “cortes constantes de energia na zona do Centro de Produção de Documentos”, desde meados de Janeiro os problemas “estão solucionados”.

Os últimos meses de 2019 foram de verdadeiro drama para milhares de moçambicanos que precisaram de renovar ou obter pela primeira vez um documento de viagem e de algum desespero para os cidadãos estrangeiros que não conseguindo obter o DIRE se viram numa situação de aparente ilegalidade.

“Nos meados do ano passado houve um problema técnico verificado no sistema. A emissão de DIREs e Passaportes nunca chegou a parar mas houve redução da capacidade de emissão”, esclareceu ao @Verdade o porta-voz do SENAMI, Celestino Matsinhe, que assinalou “o problema já foi resolvido e agora estão a ser emitidos normalmente”.

Matsinhe explicou que o problema “não esteve relacionado com a entrada do novo provedor, foram problemas de ordem técnica derivados da oscilação de energia eléctrica. Haviam cortes constantes de energia, problemas sérios na zona do Centro de Produção de Documentos”, localizado na baixa da Cidade de Maputo.


O porta-voz do Serviço Nacional de Migração precisou da “média de produção diária de 200 DIREs, naquela altura do ano os problemas que tivemos fizeram com que reduzíssemos a capacidade de produção para cerca de 50 por dia”.

Relativamente as enchentes, de cidadãos nacionais. que ainda são visíveis na sede do SENAMI, Celestino Matsinhe disse “tem é havido muita procura, actualmente estamos a produzir 900 passaportes por dia, e todos os pedidos são respondidos em tempo útil”.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário