quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Proença-a-Nova | Município promove novo ciclo de ações de sensibilização com enfoque na floresta

O Município vai levar a cabo um novo ciclo de ações de sensibilização no concelho com destaque na floresta, definidas na última reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (CMDFI) e da Comissão Municipal de Proteção Civil (CMPC), no dia 18 de fevereiro, nos Paços do Concelho, onde também foi aprovado por unanimidade o Plano Operacional Municipal para 2020. 

Prevenção de incêndios florestais, defesa de pessoas e bens e cuidados a ter com o fogo, tratamento de sobrantes agrícolas, BUPI – Balcão Único do Prédio e Georreferenciação, o regulamento municipal de apoio à reconversão de áreas florestais em agrícolas e o projeto Aldeias Seguras, Pessoas Seguras serão os temas abordados nestas sessões. “A defesa da floresta só corre bem porque trabalhamos todos em conjunto. Isto deve-se às pessoas que estão à frente das várias instituições que atuam neste âmbito, mas também se deve ao trabalho dos cidadãos que, quer individualmente, quer em conjunto, se têm mobilizado na limpeza das faixas de combustível nos aglomerados populacionais, na reconversão de áreas florestais em agrícolas, como é o caso da aldeia da Mó, na adesão ao programa Aldeia Segura, pessoas seguras e no registo dos seus prédios rústicos que se tem refletido nos excelentes resultados do BUPi no concelho. Nunca é demais relembrar que um dos nossos bens mais preciosos é a floresta e a continuidade destas ações de sensibilização vão nesse sentido: podemos fazer ainda mais e melhor na defesa da floresta e das populações”, considera João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. 

Estas ações arrancarão a 29 de fevereiro, às 20h30, no Polo da Biblioteca Municipal de São Pedro do Esteval. Segue-se no dia 1 de março, às 11h00, no Salão Paroquial dos Montes da Senhora, no dia 6, às 19h00, na sede da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, no dia 8, às 15h30, na Sede da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira e às 17h30 no Edifício da Junta de Freguesia de Alvito da Beira e no dia 13, às 19h00, no Centro de Dia do Peral. Destaque ainda para as comemorações do dia 21 de março, Dia Internacional das Florestas, no Centro Ciência Viva da Floresta, onde também acontecerá uma destas ações de sensibilização às 15h00. Além desta sessão, no dia 21 a entrada na exposição permanente será gratuita e serão ainda distribuídas gratuitamente árvores de espécies autóctones aos visitantes. 

Na reunião foi também apresentado o relatório anual da execução do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios (PMDFCI) do ano 2019 e consolidado o PMDFCI 2020-2029, que esteve em discussão pública entre 16 de dezembro de 2019 e 8 de janeiro de 2020, e segue agora para aprovação na Assembleia Municipal. Teve lugar ainda o briefing descentralizado do Centro Coordenação Operacional Distrital, apresentado pelo Comandante Operacional Distrital, Francisco Peraboa, que destacou “os excelentes resultados do concelho de Proença-a-Nova”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário