quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Projeto-piloto do Município de Leiria ensina crianças dos 1.º e 2.º anos do Ensino Básico a andar de bicicleta


Resultado de imagem para Projeto-piloto do Município de Leiria ensina crianças dos 1.º e 2.º anos do Ensino Básico a andar de bicicleta
O Município de Leiria vai dar início no próximo dia 3 de Março ao projeto “LeiriaBike”, com o objetivo de desenvolver a prática do ciclismo em escolas do ensino básico, incluindo a capacitação em áreas complementares como mecânica básica e manutenção de bicicletas, cidadania e segurança rodoviária.
Este projeto será implementado de forma adequada ao contexto local, com um modelo flexível e progressivo, através do estabelecimento de um protocolo de parceria entre a Câmara Municipal de Leiria, Decathlon Leiria e os Agrupamentos de Escolas de Leiria.
Pretende-se, com esta iniciativa, contribuir para o desenvolvimento harmonioso e ambiental sustentável da cidade de Leiria, promovendo, consequentemente, padrões de mobilidade mais seguros, saudáveis e empreendedores junto das comunidades escolares e, em particular, dos alunos.
O “LeiriaBike” será planeado e implementado de acordo com o calendário escolar, nas instalações dos estabelecimentos de ensino, de forma gratuita.
Este projeto visa ainda a promoção da prática do ciclismo junto de alunos com deficiência, promover o acesso da bicicleta às escolas (estruturas e redes de apoio, planos de mobilidade, entre outros), e estimular a realização de eventos, “workshop’s” e outras ações de promoção e divulgação.
As crianças terão a oportunidade de aprender a pedalar nas escolas, de forma gradual, sendo que as atividades nos níveis de ensino mais baixo serão em realizadas em contexto protegido.
O “LeiriaBike” terá início na Escola EB1 dos Marrazes e no Centro Escolar dos Parceiros, envolvendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade, num total de 150 alunos.
Por turma será assegurado um mínimo de 10 aulas (duas semanais), com duração de 45 minutos, envolvendo um técnico superior de desporto do Município, um técnico da área do ciclismo da Decathlon Leiria e um professor de cada Agrupamento Escolar.
Refira-se que atualmente apenas 0,5% dos portugueses utilizam as bicicletas como meio de transporte principal, muito abaixo da média europeia, que é de 7,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário