quarta-feira, 11 de março de 2020

14º Grande Capítulo da Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada


No passado dia 7 de Março 2020, no Hotel Palace do Bussaco, a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada realizou o seu 14º Grande Capítulo e festejou o seu 25º Aniversário.
Estiveram representadas as autarquias da Mealhada, pelo Exmo Senhor Dr. Guilherme Duarte, Vice-Presidente da Câmara e a autarquia de Oliveira do Bairro, representada pelo digníssimo Presidente Exmo Senhor Dr. Duarte Novo.
130 convidados conviveram entre si e presenciaram a entronização de cinco novos Confrades Efectivos (Arménio de Almeida Cerca, Paulo Jorge Gonçalves Fortunato, Fernando José Reis dos Santos, Luís Miguel Moura Neves de Castro e Joana Carolina da Rocha Martins). O Confrade Enófilo 2020 foi o Exmo Senhor Alexandrino Amorim (curriculum anexo) das Caves S. Domingos e pela primeira vez foi entronizado um Confrade Benemérito o Senhor António de Sousa Vela (curriculum anexo), um Bairradino natural do concelho de Anadia e estabelecido á 70 anos em Oliveira do Bairro.
A Confrade de Honra 2020 Chef Marlene Vieira (curriculum anexo), chega á Confraria pela mão da sua madrinha, Chef Justa Nobre (que não precisa de apresentação).
Estiveram também presentes neste Capítulo os Confrades de Mérito de outros anos (Machado Lopes, Fernando Figueiredo e Albano Jorge).
Marcaram presença os Confrades de Honra de anos anteriores: Chef Helmut Ziebell, Chef Marco Gomes, Chef António Vieira e Chef Justa Nobre.
O almoço do 14º Grande Capítulo foi acompanhado por Vinhos e Espumantes da Bairrada, começando nos aperitivos com o Espumante Rosé Bruto Natural Quinta da Pedreira, seguiu-se no almoço com vinho Branco Volúpia 2018 (Caves S. Domingos) e vinho tinto Garrafeira 2016 (Quinta das Bageiras).
Sua Majestade “O Leitão da Bairrada” este ano fornecido pelo Rei dos Leitões –Mealhada, foi acompanhado pelo 1º Espumante “da Confraria” Bairrada Bruto Natural 2017 (uma novidade).
A sobremesa foi acompanhada por Abafado 2005 Quinta das Bageiras e finalmente o Café e os Caramujos do Luso, acompanhados por Aguardente Velha Caves S. João.
Uma refeição de excelência, abrilhantada pelo Grupo Coral VOZ NUA de Aveiro e pelo Grupo de violino e violoncelo, já habitual, PRESTO DUO.
Num balanço de 25 Anos da Confraria o presidente António Duque, na sua intervenção final fez os agradecimentos a todos os presentes, realçando a presença do novo Confrade de Honra 2020 Chef Marlene Vieira e focou o seu discurso no papel que a Confraria desempenhou, durante este 1º quarto de século.
“Quando iniciámos este percurso no movimento Confrádico apenas existiam cerca de meia dúzia de confrarias e foi nosso princípio a defesa e promoção do verdadeiro Leitão Assado da Bairrada.”
Uma preocupação que tem 25 Anos e que se mantêm até aos dias de hoje.
Paralelamente a Confraria na sua vertente solidária, já contribuiu com valores muito altos para I.P.S.S’s da região da Bairrada, onde inclui os 5 concelhos (Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro), em acções que desenvolveu (Noites da Confraria), no decorrer destes 25 Anos.
Em referência ao futuro da Confraria o presidente dá destaque á formação como passo importante e está confiante que a chegada do “Paraízo” em 2020, será uma realidade nunca esquecendo a promoção e a defesa do produto que é nosso e não copiado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário