domingo, 17 de maio de 2020

Aveiro no “Bom Dia Cerâmica!” Europeu


AVEIRO NO “BOM DIA CERÂMICA!” EUROPEU | Câmara Municipal de Aveiro
Durante este fim-de-semana de 16 e 17 de maio, tem lugar a iniciativa “Bom dia Cerâmica”. Trata-se de uma ação desenvolvida no âmbito da Associação Nacional de Cidades e Vilas de Cerâmica em conjunto com a Rede Europeia liderada pela congénere italiana e à qual pertence.
Este ano, face aos condicionalismos induzidos pela pandemia o evento tem um carácter digital, não deixando, contudo, de assinalar a relevância do património europeu da cerâmica, tanto ao nível histórico como da produção contemporânea.
Desde ontem, sábado, estão a ser apresentados filmes e séries de fotografias produzidas pelas cidades da rede europeia de cerâmica nas plataformas de Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, destacando-se também a participação de ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica, que partilham obras e conhecimentos.
Fica lançado o desafio de neste fim de semana aceder aos seguintes links e vivenciar o “Bom Dia Cerâmica!”:
Em simultâneo fica também o desafio de todos podermos participar de modo espontâneo na ação “Selfies Cerâmicas” que permite a participação de todos os entusiastas do rico universo da cerâmica, podendo publicar fotografias e vídeos diretamente nas suas redes sociais e utilizando as hashtags #buongiornoceramica e #selfieceramico.
Aveiro, face ao seu rico património histórico e cultural ao nível da produção cerâmica e membro fundador da Associação Portuguesa, não podia deixar de se associar ao evento.
Neste âmbito, a CMA aproveita o evento para divulgar um vídeo a Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e lançar a público as datas da próxima Bienal, que terá lugar de 30 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022.
De facto Aveiro integra a Associação Nacional de Cidades de Cerâmica em conjunto com outros 15 municípios nacionais. É neste sentido que a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) se associa às comemorações europeias do evento “Bom Dia Cerâmica!”, promovido pela Rede Italiana de Cidades de Cerâmica em articulação com a Rede Europeia de Cidades de Cerâmica.
O evento tem um impacto europeu envolvendo cerca de 200 cidades por toda a Europa, incluindo em França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa e Polónia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário