sábado, 16 de maio de 2020

Posso ir à praia? Sim, mas é melhor ler este texto primeiro

Desde semáforos para saber a ocupação até às regras de distanciamento físico na areia. Eis as regras de acesso às praias a partir de 6 de junho.
A partir de dia 6 de Junho, os portugueses que quiserem ir à praia aproveitar o sol vão ter de respeitar uma série de regras devido à pandemia. Tal como já tinha sido avançado pelo PAN , após a reunião com o primeiro-ministro em São Bento, vão ser instalados nas praias semáforos de acesso que vão indicar o estado de ocupação do areal.
Quando o sinal estiver a verde, a ocupação estará a um terço da capacidade máxima; o sinal amarelo terá uma ocupação elevada, a dois terços e a vermelho, a ocupação será "plena", como revela o Governo em comunicado.
Em casa, os portugueses vão poder saber qual é a ocupação das praias. O Governo vai lançar uma app "infopraia" com informação contínua, em tempo real.
Nas praias, será exigido o distanciamento físico de 1,5 metros. Haverá também a obrigação de haver um distanciamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos. O Governo indica que vão ser "interditas as atividades desportivas com duas ou mais pessoas (exceto as atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares).
Mas, regressando ao areal, haverá regras na atribuição e ocupação dos toldos, colmos e barracas. "Em regra, cada pessoa ou grupo só pode alugar de manhã (até 13h30) ou tarde (a partir das 14h)", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros, que acrescenta que só será permitido "um máximo de cinco utentes por toldo, colmo ou barraca".
Quem não respeitar estas regras de contenção do novo coronavírus nas praias, o Governo avisa que há a "possibilidade de interdição da praia, por motivo de proteção da saúde pública, em caso de incumprimento grave das regras pelas concessionários ou pelos utentes".
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário