domingo, 21 de junho de 2020

Concurso "Small Grants Scheme - Projeto de Ovar “Fishing the Plastic – (H)À Pesca (N)Do Plástico” é um dos vencedores

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, esteve na apresentação dos seis projetos de “Prevenção e sensibilização para a redução do lixo marinho” aprovados e financiados pelos EEA Grants em Portugal, numa sessão que foi presidida pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes e que decorreu no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões. Ovar foi um dos seis vencedores, com o projeto “Fishing the Plastic – (H)À Pesca (N)Do Plástico” em resultado de uma parceria da Câmara Municipal de Ovar e a Associação Business as Nature.

O projeto “Fishing the Plastic – (H)À Pesca (N)Do Plástico” irá contribuir para a prevenção e redução dos plásticos nos oceanos e para o aumento da economia circular local. Serão desenvolvidas várias ações de sensibilização, formação e ação e implementada a recolha de plástico marinho das nossas praias e atividades piscatórias, envolvendo as comunidades piscatórias e escolares, bem como, as que interagem com o mar e a população. Este é ainda um projeto para a proteção dos oceanos.

Na sua intervenção, Salvador Malheiro afirmou “o compromisso da comunidade vareira e da Câmara Municipal de Ovar neste desiderato de redução da poluição. Já sabemos que se tratam de problemas globais, mas que só poderão ser resolvidos a partir da ação local. E nós queremos dar o exemplo, trabalhando no terreno, na certeza de que podermos atingir a famigerada neutralidade carbónica o mais rápido possível.” O autarca agradeceu ainda a quem procedeu à avaliação dos projetos “e viu que o nosso é um projeto meritório”.

Magda Guedes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário