terça-feira, 21 de julho de 2020

As causas da infertilidade e os tratamentos | Ciclo de conferências online promove uma visão integrada da saúde


Depois da hipertensão e da ansiedade, é agora a vez de o ciclo de conferências online 60 minutos de formação em saúde integral, promovido pelo Instituto Piaget, se debruçar sobre uma outra patologia cada vez mais comum na nossa sociedade: a infertilidade.

A conferência realiza-se esta quinta-feira, 23 de julho, a partir das 18 horas, e terá como título “Infertilidade: causas, tratamentos e abordagem complementar “. O evento abordará uma questão que tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante pela baixa natalidade em Portugal e pelo aumento dos casos de infertilidade, cujos fatores podem ser variados.

A infertilidade será tratada segundo uma perspectiva integrada, numa área que pode beneficiar em muito das medicinas complementares, conhecidas em Portugal como terapêuticas não convencionais. Ficaremos, assim, a conhecer as principais causas de infertilidade e os seus mecanismos, tratamentos e métodos simples complementares que poderão auxiliar no tratamento desta patologia.

A conferência terá como oradora principal Giovanna Franconi, diretora técnica do serviço de endocrinologia do Hospital e Universidade de Tor Vegata, em Roma, e investigadora em diferentes áreas das ciências médicas e da medicina tradicional chinesa. Licenciada em Medicina, a oradora é doutorada em patofisiologia de coração e pulmão, mestre em andrologia e medicina sexual e também em integração da medicina convencional e medicina tradicional chinesa. Contando com mais de 30 artigos científicos publicados, é frequentemente convidada como oradora em congressos, conferências e workshops internacionais.

A moderação estará a cargo de Maria João Santos, mestre em Medicina Tradicional Chinesa e doutoranda em Ciências Biomédicas, coordenadora e docente da licenciatura de Acupunctura do Instituto Piaget de V. N. Gaia, exercendo a sua prática clínica no Instituto de Neurociências Prof. Dr. Manuel Laranjeira e na consulta de Acupunctura do Hospital Privado de Alfena.

Este ciclo de conferências, organizado pelo Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, compreende quatro debates que abrangem diferentes especialidades médicas e nos quais a audiência poderá obter uma perspetiva de diferentes patologias segundo a medicina convencional e na ótica da medicina tradicional chinesa. Desta forma, poderá também entender melhor como ambas as medicinas se complementam e podem ser integradas nos diferentes serviços de saúde.

A quarta e última conferência deste ciclo está prevista para o próximo dia 28, com o tema “Acupunctura – Integração e complementaridade”.

Os eventos têm acesso gratuito mediante inscrição através do site do Instituto Piaget.

Nenhum comentário:

Postar um comentário