sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Câmara de Águeda apoia Juntas de Freguesia com 157.740 euros


Os contratos interadministrativos que veiculam os apoios concedidos foram assinados ontem e hoje, nos Paços do Concelho. 

A Câmara Municipal de Águeda assinou com seis Juntas/Uniões de Freguesia do Concelho um conjunto de contratos interadministrativos de delegação de competências, num investimento global de 157.740 euros. 

“Mais uma vez, acertamos com as Juntas de Freguesia a transferência de verbas que têm por objetivo apoiar um conjunto específico de obras e intervenções que estão a decorrer nas autarquias locais e este acordo permite ajudar a suportar as despesas”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda. 

Este trabalho de concertação com as Juntas de Freguesia tem como pressuposto a “cooperação e entreajuda entre autarquias, sempre com o objetivo de servir o interesse das populações, resolvendo os seus problemas e anseios”, continuou o Edil. 

O acordo assinado com a Junta de Freguesia de Aguada de Cima tem por objetivo apoiar, em 28 mil euros, a execução de muros, passeios e valetas. 

Já com a União de Freguesias de Águeda e Borralha, os apoios atribuídos visam a remodelação e implementação de espaços verdes na Urbanização do Souto-Rio, no valor de 15 mil euros; o arranjo Urbanístico no Vale d’Erva – Paredes, no valor cinco mil euros; e projetos diversos no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios, no valor de 35 mil euros. 

Com a União de Freguesias de Recardães e Espinhel, o contrato assinado tem por objetivo apoiar a construção de passeios e valetas e pressupõe a transferência de 40 mil euros. 

A Câmara de Águeda aprovou ainda o apoio à União de Freguesias de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga para a construção de muro na Rua da Liberdade – Mourisca (10 mil euros) e a construção de passeios e outras intervenções similares (15 mil euros). 

Recuperação dos trilhos pedestres 

No âmbito da delegação de competências, a Câmara Municipal de Águeda firmou um acordo com as Juntas de Freguesia de Valongo do Vouga e de Fermentelos para a manutenção dos trilhos pedestres. 

No caso de Valongo do Vouga, o acordo visa a “Recuperação, Implementação e Manutenção do Percurso Pedestre – PR2 Trilho das Levadas”, no valor de 8.240 euros. Esta intervenção implicará a aquisição de sinalética e sinalização de todo o percurso, nomeadamente os trabalhos de limpeza e preparação do terreno para aplicação da sinalética a implementar no trilho, bem como a correta e inequívoca identificação do trajeto. No âmbito deste acordo, caberá ainda à Junta de Freguesia realizar as intervenções de manutenção e limpeza dos percursos, assim como de controlo da vegetação, recolha de lixos e outras que sejam necessárias à boa condição dos percursos pedestres e tratar da manutenção da pintura das placas indicativas ou reposicionar sinalética que tenha sido danificada. 

Já com a Junta de Freguesia de Fermentelos, o acordo, no valor de 1.500 euros, visa a manutenção do percurso pedestre, PR7 – Trilho dos Poços, nomeadamente limpeza, controlo de vegetação, recolha de lixos e outras que se revelem necessárias para um bom uso do trilho, sem esquecer a manutenção das placas indicativas. 

“Queremos assegurar que quem nos visita vai encontrar os trilhos em boas condições. Os trilhos criados em Águeda são fantásticos para mostrar a beleza dos nossos rios, a nossa zona serrana e a nossa pateira. Esta parceria com as Juntas de Freguesia vai assegurar que os trilhos estarão em condições para serem usados a maior parte do ano”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário