terça-feira, 25 de agosto de 2020

COMUNICADO: Caras e Caros Covilhanenses


De forma inesperada, no final de julho, o Município da Covilhã foi confrontado com a indisponibilidade do atual prestador de serviço de transporte público de passageiros, a COVIBUS, para, através de novo contrato de prestação de serviços, continuar a prestar o serviço a partir de 1 de setembro. 

Pese embora o tempo reduzido e a complexidade que a operação de transporte urbano envolve, o Município da Covilhã quer assegurar aos Covilhanenses que os transportes públicos urbanos atualmente prestados pela COVIBUS se manterão a partir de dia 1 de setembro, passando o transporte a ser realizado por um novo prestador de serviços, com os mesmos horários e bilhética aplicada. 

Este serviço será contratado até ao momento em que esteja concluído o processo de contratação pública internacional que decorre para o novo Sistema de Mobilidade da Covilhã, serviço que pretende dotar a cidade de um inovador sistema integrado de mobilidade que incluirá todos os meios e equipamentos de mobilidade da cidade, nomeadamente os elevadores e funiculares, o estacionamento, os autocarros, as bicicletas e outros meios suaves de transporte. Apesar da circunstância pandémica que o mundo vive, dados os prazos a decorrer, é expectável que o processo esteja concluído no início de 2021. 

Por outro lado, ainda no âmbito da mobilidade, mas sob a alçada da CIMBSE, enquanto Autoridade de Transporte Suburbano e Intermunicipal, os serviços essenciais que têm sido prestados terminam a 15 de setembro, aguardando o Município da Covilhã que os operadores retomem, a partir dessa data, os horários e carreiras regulares para as quais têm autorização de operação. 

Vivemos tempos de grandes desafios e a mobilidade assume cada vez mais um papel central e determinante no funcionamento e desenvolvimento das sociedades. 

Confiantes na estratégia e no trabalho desenvolvido e que se continuará a desenvolver, desde já se lamentam quaisquer eventuais transtornos que a mudança de prestador de serviços eventualmente origine, solicitando a compreensão para as falhas que, porventura, se venham a verificar, sobretudo na fase inicial, certos que rapidamente se esbaterão as dificuldades e que, a final, todos disporemos de um serviço mais amplo e de melhor qualidade no transporte urbano na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário