quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Proença-a-Nova | Jovens debatem impacto da sociedade no ambiente em concurso distrital



“Vamos Acabar com as Plantas Invasoras” e “Queremos diminuir os Incêndios/Desflorestação” foram os trabalhos realizados por alunos do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova que foram distinguidos no concurso “Um por todos. Todos pelo ambiente! Como podes ajudar a proteger o ambiente?”, promovido pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco no âmbito das comemorações do seu 40º aniversário. Esta iniciativa de educação ambiental teve como objetivo “compreender as preocupações dos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário sobre o impacto da sociedade no ambiente, identificando problemas ambientais existentes na sua escola, cidade ou região, e refletindo sobre formas de resolução desses problemas, através da submissão de projetos em equipa com propostas de solução e planos de implementação”, refere a organização. 

Em comunicado, o IPCB revela que o júri do concurso decidiu admitir todas as equipas participantes, “numa demonstração clara de elogio ao esforço, dedicação e preocupação destes jovens com o meio ambiente e com a sua consciência ambiental e que, apesar das dificuldades inerentes ao estado de emergência decorrente da pandemia COVID19, apresentaram a sua candidatura ao concurso, com trabalhos que vêm ao encontro do espírito do concurso e são exemplificativos da preocupação das equipas, das escolas e da nossa região com a preservação do ambiente”, acrescenta. 

Realizado em parceria com as Câmaras Municipais e Agrupamentos de Escolas de Castelo Branco, Oleiros, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão, foram envolvidos os alunos do 3º ciclo e ensino secundário. O trabalho sobre as plantas invasoras (3º ciclo) é da autoria de Alexandra Cabral, Francisco Mendonça, Maria Manso e Matilde Manso, sob a orientação da professora Madalena Catarino. O que aborda os incêndios florestais (secundário) foi realizado por Maria Cardoso, Diana Martins, Rodrigo Tomaz e Mariana Afonso, com orientação da professora Sílvia Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário