segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Covilhã | CENTRO DE ATIV’IDADES JÁ REABRIU

A Câmara Municipal da Covilhã informa todos os munícipes que o Centro de Ativ’Idades (CAI) já se encontra aberto ao público, sendo possível usufruir das suas atividades a partir do presente mês de setembro. 

O CAI retoma as suas ações habituais, apresentando ainda novos programas que irão ser desenvolvidos tais como: Conversas "Desconfinadas", sessões de esclarecimento sobre Saúde Pública, ateliers diversos, aulas de atividade física, entre outros. Devido à atual situação pandémica, os interessados em participar nas diversas atividades devem proceder a uma inscrição prévia nas mesmas, garantido assim o cumprimento das medidas preventivas de higiene e segurança, sendo que cada atividade conta apenas um número limitado de vagas disponíveis. 

Encontra-se também em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Utente Sénior com o intuito de fornecer apoio social aos idosos, bem como auxílio no acesso a serviços públicos, serviços postais, consultas hospitalares, recolha de medicamentos que requerem receitas médicas digitais ou ainda o contacto com outros prestadores de serviços que passaram a favorecer o processo digital. 

Uma das novidades previstas, que acompanha a reabertura do Centro, prende-se com a iniciativa “Centro Andarilho”. Esta iniciativa, que conta com o apoio das forças policiais, tem como propósito identificar e sinalizar idosos que se encontrem em isolamento, indo ao encontro dos mesmos por forma a colmatar as suas necessidades sócios-afetivas, numa primeira fase, e seguidamente, remediar áreas problemáticas próprias do isolamento social ao qual se encontram sujeitos. Deste modo, prevê-se a elaboração de uma estratégia de intervenção, personalizada e adequada a cada um, através das instituições locais em associação e parceria com as Juntas de Freguesias, Centro de Saúde, IPSS e outras entidades pertencentes ao 3º setor. 

O Centro de Ativ’Idades encontra-se também disponível para auxiliar na divulgação de informações sobre os desenvolvimentos referentes à evolução da atual situação pandémica, partilhar conselhos úteis e disponibilizar máscaras comunitárias elaboradas por utentes do CAI, a quem necessitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário