quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Ponha as vírgulas no lugar certo e vença as armadilhas da pontuação com o novo livro de Marco Neves

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente
Quem nunca hesitou perante uma vírgula? Quem nunca caiu nas armadilhas da pontuação? Quem sabe realmente distinguir um hífen de um travessão? Decidido a acabar com estas e outra dúvidas e incertezas, o professor universitário e linguista Marco Neves criou Pontuação em Português, um guia prático para escrever melhor. Conheça as regras essenciais de uso, as excepções e as ratoeiras dos sinais de pontuação neste guia prático para leitores de todas as idades. Pontuação em Português, uma edição Guerra e Paz, Editores, em parceria com o Grupo Cofina, chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 22 de Setembro.
Como que vindas de um balde, atiradas – água-vai – para o texto, as vírgulas são dos símbolos de pontuação mais injustiçados, ostracizados e, por vezes, até vulgarizados pelos falantes do português, quando se expressam por escrito. Mas também são traiçoeiras, quando mal usadas, e podem alterar completamente o sentido de uma frase, como, por exemplo: «Amanhã, nem por sombras irei ao cinema» ou «Amanhã, nem por sombras, irei ao cinema.»
Ciente desta e outras dificuldades de pontuação que assolam grande parte das pessoas, Marco Neves, linguista, tradutor e professor universitário, decidiu escrever um livro prático que servisse de apoio à escrita. Assim nasce Pontuação em Português, o companheiro ideal para ter ao lado do seu teclado, folha de papel ou telemóvel na hora de escrever um texto. 
O essencial da pontuação, desde as regras elementares de funcionamento às excepções e às ratoeiras. Aprenda a distinguir as situações em que deve usar a vírgula e o ponto e vírgula, distinga como ninguém uma ocasião para hífen e outra para travessão e ainda como assinalar um diálogo ou dar espaços no momento certo.
Ao jeito de Marco Neves, este é um livro directo e prático, para todos os níveis de escrita, que inclui exemplos, sugestões e respostas simples a mil questões sem descurar o habitual rigor com o qual o autor trata a língua.

Agora já não tem desculpas para pontuar mal. Olhe que uma vírgula pode fazer toda a diferença!
Pontuação em Português chega às livrarias e bancas de todo o país no próximo dia 22 de Setembro, mas pode, desde já, reservar o seu exemplar através de pré-venda no site oficial da Guerra e Paz.

Este é o décimo livro de Marco Neves editado pela Guerra e Paz, Editores. Os dois últimos foram Almanaque da Língua Portuguesa ABC da Tradução.



Pontuação em Português
Marco Neves
Não-Ficção / Língua Portuguesa
108 páginas · 15x23 · 11,00€
Nas livrarias a 22 de Setembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário