sábado, 17 de outubro de 2020

Alvaiázere | Covid-19 – Atualização da situação epidemiológica


O Município de Alvaiázere informa que dos cerca de 150 testes realizados aos utentes, funcionários e dirigentes da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria resultou um total de 30 casos positivos verificados em utentes (de um total de 76), 10 casos positivos em funcionários (de um total de 73) e 1 caso inconclusivo, cujo teste será repetido. 

Embora a instituição possua duas Estruturas Residenciais para Idosos, os casos estão todos concentrados em apenas uma, denominada localmente por “Lar I”, que acolhe 48 utentes. 

Foram ativadas, pelo Instituto de Segurança Social, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa, que vão reforçar a prestação de cuidados de enfermagem. Neste momento a Associação consegue assegurar o normal funcionamento das suas valências, com o seu quadro de pessoal. Contudo, em caso de necessidade, as Brigadas de Intervenção Rápida da Cruz Vermelha Portuguesa procederão, também, ao reforço do pessoal. 

Tendo em conta as características das instalações e a possibilidade técnica de instituir circuitos que garantem o isolamento dos utentes infetados, estes permanecerão no edifício, que será objeto de desinfeção agendada para amanhã, sábado, dia 17 de outubro. 

A direção técnica da Associação da Casa do Povo de Maçãs de Dona Maria está a proceder ao contacto com as famílias de todos os utentes, com o intuito de manter os familiares devidamente informados. Importa ainda referir que todos os idosos institucionalizados se encontram assintomáticos para covid-19. 

A autoridade local de saúde pública encontra-se já a proceder ao rastreio de casos junto de coabitantes dos funcionários infetados por covid-19, de acordo com os procedimentos gerais instituídos, que envolvem o isolamento profilático e o rastreio para detecção do novo coronavírus. 

Relativamente ao foco verificado na Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira, não existe qualquer informação a acrescentar às informações anteriormente veiculadas, estando prevista a realização do rastreio de alunos na próxima segunda-feira, no quartel dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere. 

O Município de Alvaiázere mantém toda a estrutura montada desde o início da pandemia, para apoio à comunidade, nomeadamente, meios logísticos, equipamentos de proteção para cedência, habitações disponíveis para isolamento profilático ou em caso de infecção, habitações para profissionais de saúde e uma base sanitária instalada no pavilhão desportivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário