quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Câmara de Águeda apoia a administração da vacina contra a gripe a munícipes com mais de 65 anos

 Os munícipes com mais de 65 anos, já identificados pelos serviços de saúde para a vacinação gratuita, podem recorrer a uma das 13 farmácias do Concelho para receberem a vacina.

A vacina gratuita contra a gripe para os munícipes com mais 65 anos pode ser administrada também nas 13 farmácias do Concelho de Águeda. Um serviço igualmente gratuito que é resultado de um protocolo que a Câmara Municipal de Águeda estabeleceu com a Associação Dignitude e que permite aliviar a afluência e aglomeração de pessoas nos centros de saúde.

Esta medida reveste-se de uma importância maior tendo em conta o atual momento de contingência social devido à pandemia da COVID-19, permitindo que, com uma rede de farmácias onde a vacina pode ser administrada, haja uma dispersão de pessoas pelos vários locais, evitando aglomerações nos serviços de saúde e potencial congestionamento no acesso a outros cuidados de saúde.

Com a dificuldade que os serviços de saúde estão a sentir, no atual contexto pandémico, para a administração de vacinas, a Câmara Municipal aproveitou a oportunidade que o programa da Associação Dignitude apresentou, disponibilizando 13 outros locais possíveis para que a vacina gratuita possa ser administrada.

Para tornar possível a realização deste serviço nas 13 farmácias do Concelho de Águeda sem qualquer custo para os cidadãos, uma vez que é necessário garantir que haja, naqueles locais, profissionais com formação certificada para administrar as vacinas e que também estejam dotadas de kits de emergência, a Câmara de Águeda comparticipa financeiramente o custo da administração das vacinas.

Esta comparticipação é assegurada através do referido protocolo com a Associação Dignitude (90% do valor da administração está a cargo da Câmara Municipal e os restantes 10% são suportados pela associação), tendo sido um dos primeiros municípios do país a aderir à medida “Emergência abem: COVID-19”, que se concretiza com a “Vacinação SNS Local”, possibilitando que a vacinação gratuita seja feita nas farmácias comunitárias.

Refira-se que a Câmara de Águeda tem desenvolvido um conjunto diversificado de ações e medidas, no sentido de apoiar o maior número possível de famílias, instituições e empresas, tendo em conta o impacto da pandemia da COVID-19 aos níveis socioeconómico e de saúde pública. Contam-se, entre muitas outros, os apoios ao nível do fornecimento gratuito de EPI´s, ao apoio financeiro às famílias e instituições e à criação do Banco Municipal de Recursos Humanos para apoio às entidades públicas e IPSS do concelho.

Na área da saúde, de destacar o apoio conferido ao Centro de Saúde de Águeda para o seu funcionamento, nomeadamente a disponibilização de 15 telemóveis para a realização de rastreios das cadeias de transmissão, assim como a criação de uma linha de apoio psicológico às populações no âmbito da pandemia, para além do trabalho direto e indireto desenvolvido com a IPSS do concelho na realização de testes para os utentes e funcionários ou a colocação de recursos humanos da autarquia na substituição de funcionários em isolamento profilático.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário