quarta-feira, 28 de outubro de 2020

AVEIRO | REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA ENVOLVENTE À ESCOLA E.B. 2, 3 DE SÃO BERNARDO E OUTROS ASSUNTOS DE INTERESSE PÚBLICO

 

Teve início esta quarta-feira, 28 de outubro, a obra de requalificação urbana da área envolvente à Escola E.B. 2,3 de São Bernardo, um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 350.000€, em execução pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda..

Com esta intervenção pretende-se compatibilizar utilizações de modo a privilegiar os espaços de estadia, promover a acessibilidade, melhorar as condições para os modos suaves, aumentar a qualidade de espaços e incrementar a atratividade, fundamental para captar novas dinâmicas na utilização do espaço público.

Nesse sentido serão qualificadas as zonas de circulação pedonal, privilegiando o peão face ao automóvel, reforçando e qualificando os espaços verdes e o parque arbóreo, as zonas de estar, bem como organizando o estacionamento e minimizando os pontos de conflito.

A obra tem uma duração prevista de 150 dias iniciando pela Rua Prof. Egas Moniz, solicitando a compreensão e colaboração de todos na boa gestão desta operação em particular nos constrangimentos de trânsito e estacionamento que a mesma possa originar.

Prossegue assim o investimento devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a melhoria da qualidade urbana do Município, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos com os Cidadãos.

 NOVO PARQUE DE ESTACIONAMENTO PROVISÓRIO ABERTO AO PÚBLICO

- Terrenos preparados para receber obra de ampliação do Hospital Infante D. Pedro -

Está em funcionamento pleno, desde a manhã desta terça-feira, 27 de outubro, um novo parque de estacionamento provisório e sem custos para o utilizador, junto ao Hospital Infante D. Pedro/CHBV e à Escola João Afonso de Aveiro, após concluída a operação de demolição e limpeza do espaço do antigo Estádio Mário Duarte, aumentado assim o espaço de parqueamento provisório naquela zona, depois de em janeiro de 2019 a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ter disponibilizado o espaço que foi ocupado pelos antigos armazéns do Município.

Estes terrenos serão utilizados para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, com construção de Edifícios para a Consulta Externa e para o Centro Académico Clínico, dando cumprimento à execução do memorando “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro” (entre a Universidade de Aveiro, a CMA e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro), assim como ao Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal e o Sport Clube Beira-Mar.

A ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro com Centro Académico Clínico visa cumprir uma aposta no fomento do empreendedorismo e da inovação nas áreas das ciências médicas, da saúde e da investigação, melhorando os serviços de saúde e consequentemente a qualidade de vida da população.

 CÂMARA PROMOVE A SAÚDE MENTAL E COMPORTAMENTOS DE PREVENÇÃO ANTI COVID-19

JUNTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

A Câmara Municipal de Aveiro, através do seu Serviço de Psicologia e Aconselhamento, dinamizou, as sessões “Combater a Ansiedade no regresso às aulas” no âmbito da ação “Educar para a Saúde e promover a saúde mental”, em parceria com a Unidade Local de Saúde Pública – Aveiro, com o objetivo de sensibilizar para a promoção da saúde mental e de comportamentos de prevenção ao COVID 19, junto de toda a comunidade escolar do município de Aveiro.

As sessões online decorreram nos dias 20, 21 e 23 de outubro de 2020 e foram destinadas a: Professores, Educadores, Animadores, Assistentes Operacionais, Pais e Encarregados de Educação.

Os temas abordados abrangeram as seguintes questões: Prevenção da COVID 19; Impacto da pandemia no quotidiano; Promoção de comportamentos saudáveis; Estratégias para combater a Ansiedade; Promoção da saúde mental nas crianças, jovens e adultos, na escola, na família e na comunidade.

As sessões obtiveram um balanço muito positivo com a inscrição de 67 cidadãos, que contribuíram para o enriquecimento dos momentos, com a partilha de experiências e preocupações.

Paralelamente foi delineada uma estratégia de intervenção para abranger todos os alunos do Município de Aveiro, em que foi elaborada uma apresentação, com o objetivo de promover comportamentos preventivos contra o contágio por Covid-19, dentro e fora das escolas, abordando também a adoção de comportamentos preventivos ao nível da saúde mental. A apresentação destinada aos alunos, foi enviada por e-mail a todos os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do nosso Município, para que os mesmos a partilhem por todos os seus Professore e Alunos.

Da avaliação das sessões e do global da ação desenvolvida, retiramos sugestões a explorar em futuras ações de sensibilização, com o objetivo de articular numa estratégia conjunta de resposta a todas as necessidades existentes no seio da nossa comunidade escolar.

 EXPOSIÇÃO “O ENCANTO” NO MUSEU ARTE NOVA

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) apresenta a Exposição “O Encanto” da autoria de Maria Carvalho. Com entrada livre e nos horários habituais, a mostra estará patente de 31 de outubro a 29 de novembro no Museu Arte Nova.

A exposição reflete o mundo floral, marítimo e ornamental num estilo que faz lembrar o naturalismo, como a Arte Nova, e com o encanto do fim do século XIX. Quase todas as peças são compostas somente com elementos abstratos e ornamentais.

Maria Carvalho é ceramista e escultora. Embora tendo nascido na Alemanha, a mãe é portuguesa. Os seus trabalhos contam com muito trabalho em cerâmica, o bordado de Guimarães, as Rendas de Bilros de Vila do Conde e o croché, técnicas aprendidas em Portugal.

Atualmente reside em Portugal e tem apresentado os seus trabalhos em algumas galerias.


EXPOSIÇÃO “SILÊNCIO?” NO MUSEU DE AVEIRO / SANTA JOANA

- A mostra tem autoria do Mestra em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro -

Inaugura esta quinta-feira, 29 de outubro, pelas 21h30, a exposição “SILÊNCIO?”, no Museu de Aveiro / Santa Joana. Uma parceria da Câmara Municipal de Aveiro com a Universidade de Aveiro, com orientação pelo Mestrado em Criação Artística Contemporânea, do Departamento de Comunicação e Arte.

A exposição estará patente ao público no Museu de Aveiro / Santa Joana até 08 de novembro, nos horários habituais e tem entrada livre.

Em continuidade com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, a exposição apresenta um conjunto de trabalhos que articulam a experimentação artística em variados formatos e meios que são o resultado do cruzamento de recurso técnicos confinados e expressões artísticas diferenciadas mas que ainda assim permitem questionar o significado da criação artística na contemporaneidade, estimulando a reflexão e resiliência dos processos sociais e culturais em arte.

O mestrado em Criação Artística Contemporânea (CAC) conta com mais de uma década de existência tendo-se tornando já uma referência no panorama cultural da cidade promovendo a estreita interação com a comunidade envolvente condição que desejamos testemunhar apesar de todas as particulares condições atuais.

A partir do mestrado em CAC a construção do perfil do criador é desenvolvido em estreita relação com o que o envolve, as metodologias e práticas de investigação são hoje mais do que nunca transversais e adaptadas à necessidade de um conhecimento que se expressa no fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário