quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Benjamim é o convidado de amanhã do programa "Eléctrico" na RTP1 | Tour continua em Águeda e Braga

Foto Benjamim | Eléctrico (c) Pedro Pina 

(c) Pedro Pina
"Gravar o Eléctrico foi uma verdadeira salvação! Foi a primeira vez, desde o início do confinamento, que voltei a ensaiar com a minha banda e, mais importante, a primeira vez que toquei com eles ao vivo desde Outubro de 2019! Essa semana marcou, definitivamente, o meu ano com o regresso à actividade musical regular, o nosso pequeno acto de resistência individual ao presente que nos caiu em cima. Foi libertador tocar as canções do meu disco novo, pela primeira vez, desde o lançamento do primeiro single, ainda antes do álbum estar completamente fechado. Se isto não fosse razão suficiente, pude convidar um dos meus heróis musicais para tocar comigo uma canção dele. Jorge Palma foi uma inspiração para mim, desde muito novo, foi provavelmente com ele que comecei a aprender verdadeiramente a amar a música portuguesa. É difícil conter o entusiasmo por poder tocar com ele "Dá-me Lume", a mesma canção que uma versão adolescente de mim já tinha cantado na festa de finalistas do liceu. Para fechar um dia em cheio, fui desafiado pelo meu estimado colega de programa, Miguel Araújo, para ser o convidado dele e cantarmos juntos "Nós Ainda Estamos Aqui". Ainda bem que estamos!”
 
Benjamim ao vivo (c) Vera Marmelo
(c) Vera Marmelo
A tour de apresentação de "Vias de Extinção", o novo álbum de Benjamim, continua na estrada e as próximas paragens são no Centro de Artes de Águeda (4 Dez) e, no Festival para Gente Sentada, em Braga (17 Dez). Prossegue o músico, "Fazer um disco sem sabermos quando é que poderíamos materializar as suas canções ao vivo foi uma experiência angustiante e estes meses de incerteza foram uma intensa luta que travámos com o destino. A missão da música é viajar pelas ondas do ar, a nossa é viajar para levar a música até às pessoas. Foi, portanto, com um misto de enorme alívio e excitação que subimos para o palco nestes primeiros concertos de apresentação de “Vias de Extinção”. Trabalhamos num período de constantes mudanças nas decisões políticas, motivadas pela doença, e acabamos por nos fazer valer pela teimosia que nos dá a força para nunca desistir, como no caso do Porto, em que tivemos de mudar a data e localização do concerto, em menos de uma semana. Num tempo de tanta incerteza, só nos resta a certeza que o público nos dá em cada noite que subimos ao palco: vale a pena resistir. Por todos os que nos vêm ouvir, aqueles para quem a música é importante, por nós e pelo futuro.
 

"Vias de Extinção", o novo álbum de Benjamim, está à venda nas principais lojas de música em formato vinil, CD e digital. Inclui os singles "Vias de Extinção", "Domingoe, o mais recente, "Incógnito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário