quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Cantanhede | Eurodeputada Maria Manuel Leitão Marques visitou o Biocant Park

 

Maria Manuel Leitão Marques esteve ontem no Biocant Park, em Cantanhede, para conhecer os projetos de investigação e transferência de tecnologia de empresas e outras entidades sedeadas no parque, particularmente os que beneficiaram de fundos europeus. A visita decorreu no âmbito da atividade que a eurodeputada desenvolve no Parlamento Europeu, em particular nas Comissões do Mercado Interno e Proteção dos Consumidores (IMCO) e na Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE).

Acompanharam aquela representante de Portugal no Parlamento Europeu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, também na qualidade de presidente do Conselho de Administração do Biocant – Associação de Transferência de Tecnologia em Biotecnologia, e Pedro Cardoso, vice-presidente da autarquia.

Joana Branco, investigadora e diretora executiva do Biocant, fez a apresentação do parque e de alguns dos projetos de I&D em curso, a que se seguiu a visita à Biotrend, onde Bruno Ferreira, CEO da empresa, deu a conhecer os contornos do trabalho de investigação que está a ser realizado no contexto de projetos co-financiados e serviços prestados com vista à otimização e melhoria de processos na área da economia circular. Também foi apresentada a Carbocode, pelo CEO de uma das subsidiárias, Carlos Faro, que explicou o core business deste grupo, o qual está a desenvolver tecnologia aplicável às áreas alimentar, cosmética e farmacêutica.


Finalmente, Maria Manuel Leitão Marques esteve na Crioestaminal, onde o CEO da empresa, André Gomes, apresentou o medicamento experimental à base de células estaminais do cordão umbilical expandidas para os infetados com covid-19 em condição de enfermidade grave.

A visita da eurodeputada ao Biocant Park “partiu do interesse em perceber o alcance da atividade que se desenvolve no parque e em identificar eventuais problemas, bem como recolher sugestões sobre o que será preciso ter em consideração no próximo quadro de apoio, de modo a desencadearem-se respostas efetivas aos desafios que se colocam no domínio da investigação científica e tecnológica”. Segundo a ex-ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, no XXI Governo Constitucional, “Cantanhede fez uma aposta forte no conhecimento, na inovação e na valorização das pessoas, o que constitui não só um grande exemplo como também um estímulo para todos os que reconhecem ser esse o melhor caminho para o desenvolvimento económico e social do país”.

A eurodeputada manifestou-se também “sempre disponível, nesta visita ou em outras ações conjuntas a organizar no futuro, para partilhar com os investigadores as estratégias europeias que forem mais relevantes para o seu trabalho”.

Por seu lado, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, congratulou-se com a visita de Maria Manuel Leitão Marques “pois é muito importante que as instâncias da União Europeia tenham um conhecimento o mais aprofundado possível de todo o potencial económico do ecossistema empresarial do Biocant Park”.

Segundo a autarca “a consolidação do parque só foi possível porque este projeto iniciado no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Universidade de Coimbra e a Universidade de Aveiro beneficiou de financiamento comunitário em fases decisivas da sua evolução. Mas o processo não está encerrado”, adiantou, sublinhando que “são grandes os desafios que se perspetivam, para os quais queremos continuar a tirar o melhor partido possível dos fundos da União Europeia, quer para fomentar o desenvolvimento de projetos I&D, quer para reforçar as condições de atratividade para empresas industriais em setores correlacionados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário