terça-feira, 3 de novembro de 2020

Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal em debate na UC


Promover um espaço de reflexão e debate sobre as tendências, os desafios e as oportunidades que emergem na área da educação para os media é o objetivo do seminário “COMEDIG - Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal”, que vai decorrer na próxima sexta-feira, dia 6 de novembro, às 14 horas, em formato online.

Ignacio Aguaded Gómez, da Universidade de Huelva, e Pierre Fastrez, da Universidade Católica de Louvain, são os conferencistas convidados deste seminário que se realiza no âmbito do projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (https://www.uc.pt/fpce/comedig), coordenado pela Universidade de Coimbra (UC).

No ecossistema mediático atual, «marcado por uma evolução tecnológica vertiginosa e imprevisível, que (trans)forma os contextos da vida individual e coletiva e (re)configura os espaços de aprendizagem, de educação e de trabalho, as competências de literacia digital e mediática tornam-se crescentemente imprescindíveis, contribuindo para maximizar as oportunidades de participação social dos cidadãos, enquanto consumidores, comunicadores e produtores de mensagens e de textos mediáticos», afirma Armanda Matos, coordenadora do projeto e docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o projeto COMEDIG é desenvolvido em parceria com a Universidade do Minho e tem como objetivo principal avaliar o nível de competências de literacia digital e mediática na comunidade escolar, de modo a identificar necessidades e, com base nestas, elaborar recursos educativos e oferecer orientações para a formação nesta área.

As inscrições para o seminário, promovido pela FPCEUC, em parceria com o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da UC, são gratuitas e podem ser efetuadas até 5 de novembro, através do endereço eletrónico: comedig@fpce.uc.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário