sábado, 19 de dezembro de 2020

Covilhã | APRESENTAÇÃO DO LIVRO “EXPRESSÕES DA CIDADE”


No âmbito das Comemorações dos 150 Anos da Elevação da Covilhã a Cidade, a Câmara Municipal apresentou hoje, dia 18 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro “Expressões da Cidade”. 

Esta obra reúne pela primeira vez representações pictóricas da Covilhã, da autoria de artistas plásticos covilhanenses. Estão retratados no livro alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, mas também alguns dos seus recantos mais escondidos. Uns e outros ocupam o seu lugar na rica iconografia da Covilhã. 

Nas palavras do Professor Gabriel Magalhães, escritas no prelúdio de “Expressões da Cidade”, este acervo forma uma “cartografia artística que funcionará como uma memória preciosa para o futuro” da Covilhã. 

A obra inclui trabalhos dos seguintes pintores: Abalada Canário, Alberto Roseta, Alberto S. Alves, António Lopes, Artur Aleixo, Fernanda Amoreira, Fernando Simões, Jacek Krenz, João Salcedas, Jorge Luiz, José Baptista, Julieta Taborda, M. Alice Peixeiro, Maria Eugénia, Maria Guia Pimpão, Maria Lígia, Marli Loureiro, Marquês, Mia Costa, Rodolfo Passaporte, Rosalina Cruz, Sousa Amaral e Teresa Gaspar. 

Os anfitriões desta cerimónia foram o Presidente da Câmara, Vítor Pereira, e a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia. 

Vítor Pereira afirmou que esta publicação prova que a “cidade neve, cidade granja, cidade fábrica, é também cidade arte. É fascinante a forma como a Covilhã é retratada pelo filtro da criatividade, do talento e dos diferentes estilos destes artistas. Basta folhear o livro para perceber o amor que estes artistas sentem pela sua cidade”. 

O autarca agradeceu, “em nome da Câmara Municipal da Covilhã, a Luís Geraldes, curador desta coletânea de pinturas, ao Prof. Gabriel Magalhães, pelo brilhante prelúdio que escreveu, e a todas e todos os extraordinários artistas que aqui eternizaram a beleza única da cidade que todos amamos: a Covilhã”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário