sábado, 19 de dezembro de 2020

Carregal do Sal | Ministra da Cultura presidiu cerimónia de assinatura do Protocolo Relativo à Gestão e Funcionamento da Casa do Passal

Presidida pela Ministra da Cultura, Graça Fonseca, decorreu, na manhã do dia 17 de dezembro, a cerimónia de assinatura do Protocolo Relativo à Gestão e Funcionamento da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

A sessão contou ainda com a intervenção da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes e de responsáveis das três entidades signatárias – Diretora Regional da Direção Regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes; presidente da Câmara Municipal de Carregal do sal, Rogério Mota Abrantes e presidente do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes, Adelaide Rocha.

Realizada na Casa do Passal, a iniciativa decorreu no âmbito do “Projeto Nunca Esquecer – Programa nacional em torno da memória do Holocausto”, aprovado pelo Conselho de Ministros.

O documento firmado define os princípios da parceria a desenvolver para a definição do modelo de gestão e manutenção da Casa do Passal, após a realização das obras de Requalificação e Musealização daquele espaço.

Entre outros, o documento firma que o Município assume a tutela da Casa do Passal; assegura os recursos necessários ao seu funcionamento com vista ao cumprimento da missão e vocação cultural e museológica da mesma e assegura a rigorosa afetação do apoio garantido pela Direção Regional de Cultura do Centro - DRCC, no valor de 100.000€/ano, ao longo de três anos.

A DRCC garante o respetivo apoio financeiro para despesas de funcionamento, enquanto à Fundação Aristides de Sousa Mendes cabe promover estratégias de angariação de financiamento para apoio às despesas de funcionamento.

Juntas, as três entidades deverão colaborar na elaboração do Plano Estratégico e Regulamento de Gestão e Funcionamento da Casa do Passal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário