sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

“Escolas Electrão” já encaminharam para reciclagem 70 toneladas de equipamentos eléctricos usados


Desde o início do ano lectivo e até novembro as “Escolas Electrão” já encaminharam para reciclagem 70 toneladas de equipamentos eléctricos usados.

Os estabelecimentos de ensino que aderiram à campanha, dinamizada pelo Electrão – Associação de Gestão de Resíduos, reuniram ainda, neste primeiro período do ano escolar, 0,6 toneladas de pilhas e baterias fora de uso e também 0,7 toneladas de lâmpadas usadas.

Uma das novidades da Escola Electrão, neste lectivo de 2020/2021, é o desafio “Repórter Electrão”. A ideia é que as escolas possam incentivar os seus alunos a produzir conteúdos criativos que ajudem a criar hábitos de reciclagem.

Os trabalhos relativos a este primeiro período, que teve como tema a “reciclagem de embalagens”, podem ser entregues até 18 de dezembro. Os trabalhos vencedores serão divulgados em janeiro e alunos e professores envolvidos serão premiados. No segundo período seguir-se-á uma nova fase do desafio com um novo tema a explorar.

O período de recolhas desta 10ª campanha “Escola Electrão” teve início a 1 de setembro de 2020 e prolonga-se até 30 de junho de 2021.

Por cada tonelada de equipamentos eléctricos recolhidos cada escola recebe 50 euros. Cada tonelada de pilhas e baterias vale 75 euros. As quantidades recolhidas dão também direito a pontos que podem ser convertidos em prémios, atribuídos com o apoio dos parceiros da campanha.

No âmbito da campanha, que tem como objectivo a sensibilização para a necessidade de reencaminhar correctamente os resíduos, a “Escola Electrão” disponibiliza aos docentes recursos educativos e conteúdos ajustados a cada ciclo para que a temática possa ser explorada durante as aulas.

Neste ano lectivo continua activo o “Quiz Escola Electrão”, um desafio para todos, criado para motivar os alunos para o desígnio da reciclagem, que habilita as escolas a ganhar prémios.

O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e baterias e ainda de equipamentos eléctricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos eléctricos e pilhas usadas com mais de 5.500 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem, como promotor da economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objectivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, e a separação para a reciclagem, das quais se destaca o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário