quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Município renova Bandeira ECOXXI e sobe ao topo das boas práticas


Pelo sétimo ano consecutivo, o Município de Leiria recebeu esta quarta-feira o diploma ECOXXI da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e juntou-se aos concelhos a nível nacional que maior pontuação receberam. 

Na cerimónia de entrega do galardão, que este ano decorreu via online, o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Lopes, destacou “a participação no ECO XXI tem constituído num estímulo e contributo para nos mantermos empenhados e focados na concretização de políticas e estratégias que garantam o desenvolvimento sustentável do nosso concelho”. 

“Procuramos desenvolver ações com impacto real e substantivo na qualidade ambiental do nosso território e promover uma cultura de sensibilização e compromisso individual perante as questões de caráter ecológico”, realçou o autarca num vídeo transmitido no evento. 

Com um total 81,8 por cento, Leiria vê assim reconhecido o trabalho realizado em seis dos 21 indicadores: Educação Ambiental, Sustentabilidade das Zonas Balneares, Transparência, Digitalização e Conectividade, Emprego, Ordenamento do Território: Espaços Públicos, Planeamento e Requalificação Urbana, e Qualidade do Ar e Informação ao Público. 

Presente via online, Ana Esperança, vereadora do Ambiente, salienta que o prémio “significa um grande salto e também uma grande responsabilidade para Leiria que integra este ano o patamar dos municípios mais pontuados”, acrescentando que este é o “resultado do empenho de todos os serviços de forma transversal, com um mesmo objetivo: tornar Leiria num município com cada vez melhores práticas ambientais”. 

Tendo obtido mais 7,8 pontos percentuais do que em 2019, Leiria integrou a lista dos concelhos com melhor pontuação, que inclui Águeda, Braga, Funchal, Maia, Loures, Lousã, Pombal e Torres Vedras. 

No decorrer do evento, houve ainda lugar para a realização de sorteios de ofertas dos patrocinadores do ECOXXI, tendo Leiria ganho a contagem de ciclistas e de pedestres durante um mês num lugar à escolha. 

O ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. 

Composto por 21 indicadores de sustentabilidade, este programa pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave, como Educação Ambiental para o Desenvolvimento para o Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Instituições, Conservação da Natureza, Ar, Água, Energia, Resíduos, Mobilidade, Ruído, Agricultura, Turismo e Ordenamento do Território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário