quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Município decreta dois dias de luto municipal e atribui nome de Carlos Vieira a ciclovia da Avenida Heróis de Angola

 

A Câmara Municipal de Leiria decretou esta terça-feira dois dias de luto municipal, com colocação da bandeira do Município a meia haste, pelo falecimento de Carlos Vieira, de 68 anos, ocorrido esta terça-feira vítima de doença, e vai atribuir o nome do bombeiro-ciclista de Leiria à nova ciclovia construída da Avenida Heróis de Angola.

Conhecido como o bombeiro-ciclista de Leiria, detentor do Record Mundial de Resistência em Bicicleta, Carlos Vieira inscreveu o seu nome por diversas vezes no Guiness Book, sempre por feitos relacionados com resistência em bicicleta.

Natural de Leiria, Carlos Vieira foi bombeiro durante cerca de 30 anos nos Bombeiros Municipais de Leiria, corporação em que ingressou em 1978, sendo esta uma causa que sempre defendeu com grande fervor.

O ciclismo foi outra paixão que o acompanhou ao longo da sua vida, tendo representado clubes como F.C. de Alverca, Sporting Clube de Portugal, Flores do Lis, G.D. Cela, Bairro dos Anjos, Núcleo Sportinguista de Leiria, Casa do Benfica de Leiria e a União de Ciclismo de Leiria.

Vencedor de dezenas de provas, Carlos Vieira ficou mundialmente conhecido em 1983 quando se tornou recordista mundial de resistência, tendo pedalado durante 191 horas sem parar.

Efetuou várias vezes a ligação entre Fátima e o Vaticano em bicicleta, tendo sido recebido em 1986 por João Paulo II, em 2014 pelo Papa Francisco, e em 2017 novamente pelo Papa Francisco.

Efetuou também a ligação a várias cidades geminadas com o Município de Leiria, como Olivença, Saint-Maur-des-Fossés, Quint-Fonsegrives e Rheine, em bicicleta.

“Carlos Vieira foi um cidadão exemplar e um grande embaixador de Leiria. Seja como bombeiro, seja como grande campeão que era, projetou, como poucos, a imagem de Leiria por todo o mundo. Onde quer que fosse, Carlos Vieira falava sempre com grande orgulho da sua cidade, Leiria”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, acrescentado que “o nosso concelho ficou mais pobre com a partida de um membro muito querido da sua comunidade”.

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante a morte de Carlos Vieira e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário