quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Proença-a-Nova | Árvore de Natal dos Paços do Concelho é projeto partilhado



Todos os anos, a árvore de Natal que se encontra à entrada do edifício dos Paços do Concelho é diferente, acompanhando as atividades do Município ou, como este ano, convidando a comunidade a participar: os munícipes, as instituições e as empresas do concelho podem contribuir para o seu embelezamento, trazendo consigo objetos para decorar o pinheiro bravo. “Este projeto sintetiza aquela que tem sido uma das ideias mais repetidas durante esta pandemia e na qual tenho insistido particularmente: a de que nunca como agora a responsabilidade individual teve tanto impacto no coletivo e na sua segurança”, explica João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Quisemos então trazer para este objeto tão simbólico desta época de Natal este princípio de que todos contribuímos para a comunidade que queremos ter”, refere. 

Até ao momento, já contribuíram com diferentes objetos a Academia de Música, a Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, o Cortiço, a Biblioteca Municipal e vários munícipes a título particular. Não é necessário realizar agendamento prévio, apenas respeitar o distanciamento físico e as restantes medidas em vigor no interior dos Paços do Concelho. 

A tendência de a autarquia inovar nas suas árvores de Natal não é de agora: a título de exemplo, em 2017, depois dos violentos incêndios que fustigaram a zona centro, incluindo o concelho de Proença-a-Nova, a árvore de Natal foi feita com troncos de pinheiros queimados, instalação artística que pode ser vista atualmente no Centro Ciência Viva da Floresta. Em 2018, foram os produtos da marca Proença-a-Nova Origem a brilhar numa estrutura feita com cubos de cortiça, destacando a importância dos recursos locais. Em 2019, a opção foi por um presépio de madeira em tamanho real.


Nenhum comentário:

Postar um comentário