quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

CEARTE executa prémio atribuído no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 O CEARTE foi a entidade escolhida pelo INR – Instituo Nacional para a Reabilitação para conceber e executar o troféu / Prémio de Inovação Tecnológica Eng.º Jaime Filipe, que este Instituto atribui anualmente e que distingue projetos de conceção, produção e comercialização de produtos, equipamentos e tecnologias que promovam a inclusão e a participação das pessoas com deficiência na vida ativa como agente de melhoria da qualidade de vida.

Este ano foi atribuído à iKi® Technologies, distingue o projeto “KIT4inclusion”.

Os autores do projeto, Filipe Silva e Pedro Almeida, afirmam que o “KIT4inclusion” é uma “Ferramenta multifacetada, uma “extensão” tecnológica da Bengala, que vai auxiliar as pessoas com algum grau de dificuldade na sua mobilidade a tornarem-se mais autónomas contribuindo assim para uma sociedade mais inclusiva.

O Júri do Prémio decidiu, este ano, atribuir uma Menção Honrosa ao projeto “BATS – Sistema de programação acessível baseado em blocos tangíveis”, que também recebeu uma peça prestígio do CEARTE.

O processo de conceção e execução da peça decorreu nas oficinas do CEARTE, em Coimbra - uma peça em pasta cerâmica branca com vidrado exterior a branco, e serigrafada manualmente.

Trata-se de uma peça única e exclusiva, de execução complexa e demorada, que foi enriquecida com uma “embalagem” em feltro artesanal também confecionada nas oficinas e nos cursos da área Têxtil do CEARTE.

O CEARTE teve ainda ocasião de celebrara um acordo de parceria com o INR partilhando o objetivo de dar visibilidade pública e premiar quem trabalha para a inclusão e participação das pessoas com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário