quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Proença-a-Nova | 33 anos de carreira do palhaço Mário Faísca resumidos em exposição



A exposição “33 anos de carreira do palhaço Mário Faísca” está patente no auditório municipal de Proença-a-Nova até 28 de fevereiro de 2021, apresentando os principais marcos de três décadas de vida em cima do palco. Desenhos, pinturas, fotografias e esculturas ajudam a contar a história deste palhaço mágico e que podem ser divididos em três momentos: “o camarim, a montra da magia e a montra da parte musical, com o violino e o trompete”. Naquela que é a primeira exposição que organiza para assinalar os 33 anos de carreira, está refletida a experiência de vida de Mário Faísca, o seu regresso ao teatro, as apresentações realizadas nos canais televisivos nacionais, as inaugurações em que participou e as muitas festas que animou. Para além de fazer da sua missão os sorrisos das crianças, tem também espetáculos destinado ao público mais crescido, o que chama “a parte séria” do seu trabalho, sempre com mensagens importantes para transmitir. Há ainda uma coleção de postais, um crachá e o CD “Amigos de Natal” que podem ser comprados junto de Mário Faísca ou encomendados na Biblioteca Municipal. 

A comemoração dos 33 anos de carreira, que já tinha sido iniciada em 2019 com uma série de espetáculos em Aveiro – onde reside –, foi interrompida devido ao surto pandémico. Depois de meses afastados do palco, o palhaço Mário Faísca realizou o primeiro espetáculo no dia 12 de dezembro, incluído no programa de animação do Mercado dos Sabores de Natal de Proença-a-Nova. Para quem não teve oportunidade de assistir, haverá uma nova sessão este sábado, 19 de março, às 16h00, no Mercado Municipal, cumprindo-se todas as recomendações da DGS. 

De acordo com Francisco Mário Robalo, a alma do palhaço e do mágico, “o espetáculo foi adaptado por causa das distâncias”, mas mantém uma mensagem de sensibilização quanto a temas como a desinfeção das mãos e do distanciamento físico, mas também quanto à preservação da natureza e do meio ambiente. Com ligação familiar ao concelho, Mário Faísca já fez várias atuações em Proença-a-Nova: num espetáculo solidário e noutro que realizou a seguir aos incêndios florestais para trazer o arco íris às crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário