quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Só em 2020 Proteção Civil Municipal de Cantanhede destruiu 436 ninhos de vespa velutina


A Proteção Civil Municipal de Cantanhede tem vindo a desenvolver uma intensa campanha de monitorização e controlo da vespa velutina (ou vespa asiática) no concelho, logo que esta praga foi detetada no concelho, em 2015, na freguesia de Murtede. Desde essa altura, todos os ninhos identificados, num total de 1074, foram destruídos e, desses, 436 só no último ano. Este número reflete um crescimento de 12,5% relativamente a 2019, o que se explica em grande medida pelo efeito das campanhas de sensibilização desencadeadas para mobilizar os munícipes a reportarem rapidamente aos serviços camarários os vespeiros que surjam no território e também pela capacidade de resposta das equipas que procedem à sua destruição. 
As operações são realizadas por pessoal tecnicamente capacitado para o efeito e que está munido dos equipamentos necessários para resolver todos os casos em condições de segurança e de modo a impedir fugas de vespas que possam ocasionar outros focos. 

A captura dos ninhos é efetuada por remoção total, quando são primários e se encontram em local acessível, e por incineração nos locais em que seja absolutamente seguro fazer uso de fogo. Neste caso, a incineração (queima total) é feita com recurso a varas extensíveis até 20 metros com um maçarico de gás propano com potência superior a 150 KW. 

Outra solução passa pela aplicação de um inseticida/acaricida/larvicida autorizado pela Direção-Geral da Saúde, utilizando também para o efeito as varas extensíveis e uma ponteira em alumínio com bico aspersor. 

As equipas de eliminação da vespa velutina dispõem ainda de uma arma de ar comprimido que injeta nos ninhos balas em forma de cápsulas com inseticida/acaricida/larvicida autorizado pela Direção-Geral da Saúde, o que permite atuar de forma mais rápida e eficaz em todos os que são detetados em árvores ou estruturas de grande altura. 

Entretanto, a Proteção Civil Municipal de Cantanhede pretende chegar ainda mais longe na eliminação de focos desta praga asiática, apostando na conjugação da maior capacidade operacional com o aumento do nível de deteção, na perspetiva de que as pessoas estão mais atentas e despertas para o problema, é expetável um incremento da eliminação de ninhos tendo em vista a sua erradicação do território do concelho. 

Logo que recebem o alerta das situações, os técnicos envolvidos nesse processo efetuam uma primeira visita de reconhecimento para confirmar a existência de vespeiros, avaliando também nesse momento qual o método mais recomendado e ou possível para garantir a sua destruição, efetuando a eliminação imediata com recurso à arma ou agendando com o proprietário do terreno em causa a data e a hora em que irão efetuar a operação de destruição. 

A sinalização dos vespeiros deve ser comunicada aos serviços da Proteção Civil Municipal de Cantanhede através do número 231 423 818 (09h00 – 17h00 de segunda a sexta-feira) ou através dos endereços geral@cm-cantanhede.pt e protecao.civil@cm-cantanhede.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário