quinta-feira, 4 de março de 2021

Proença-a-Nova | Apoios municipais disponíveis para quem foi afetado pelos incêndios em 2020


O Município de Proença-a-Nova vai apoiar os munícipes que foram afetadas pelos dois grandes incêndios que atingiram o concelho em 2020, a 25 de julho e a 13 de setembro, nomeadamente através da cedência de material para a reconstrução de coberturas de palheiros e anexos agrícolas, do fornecimento de mangueiras e tubos utilizados na agricultura e da entrega de espécies frutícolas nos casos em que as árvores ardidas não tiveram capacidade de recuperação.

Segundo João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, esta é uma forma de apoiar as pessoas que não puderam apresentar candidatura aos apoios governamentais de restabelecimento do potencial produtivo das explorações agrícolas. “Quando enviei os técnicos do Município para realizar o levantamento dos prejuízos nas aldeias afetadas por estes dois grandes incêndios, logo nos dias que se seguiram às ocorrências, verificámos que houve uma enorme perda de bens e materiais essenciais à manutenção da pequena agricultura, maioritariamente destinada a consumo próprio, que está fora do âmbito do apoio governamental. Desta forma, é objetivo da autarquia apoiar os pequenos proprietários, incentivando-os a manter esta prática agrícola que faz parte da nossa matriz comunitária e também um importante complemento”.

As pessoas afetadas têm até dia 31 de março para solicitarem o presente apoio. No caso em que já tenham avançado com a compra de materiais para as obras ou de tubos e mangueiras, será apenas necessário apresentar as respetivas faturas. Após o início do processo, os técnicos do Município realizarão o levantamento da área da cobertura dos palheiros/anexos agrícolas e identificarão a quantidade de espécies frutícolas a fornecer, considerando que o valor máximo do apoio por proprietário é de € 500,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário