terça-feira, 16 de março de 2021

AVEIRO | URBAN CHALLENGES E 5G CHALLENGES ALARGAM PRAZOS DE CANDIDATURA PARA 28 DE MARÇO

 Valor total de prémios ascende a 195 mil euros 

O prazo para receber as candidaturas da 2ª edição do Urban Challenges e d 5G Challenges, do programa Aveiro Tech City, foi alargardo para 28 de março. No total, estas duas iniciativas que desafiam empreendedores, start-ups, scaleups e instituições de I&D somam prémios de 195 mil euros. As inscrições podem ser feitas até dia 28 de março através da plataforma Aveiro Tech City.

Urban Challenges com 100 mil euros de prémios para distribuir

Cada um dos cinco finalistas dos Aveiro Tech City Urban Challenges vai receber 20 mil euros para financiar o desenvolvimento dos respetivos projetos. Nesta 2ª edição, os departamentos da autarquia aveirense lançaram cinco desafios:

1. Gestão inteligente de utentes e visitantes em eventos e espaços culturais (interior ou exterior): Pretende-se uma solução tecnológica vocacionada para a gestão de público;

2. Guia Turístico Inclusivo: solução tecnológica orientada para a promoção inclusiva da oferta turística e cultural;

3. Gestão de Cheias: solução que vise o controle e manutenção do nível dos canais urbanos de Aveiro em articulação com variáveis do nível das águas exteriores e interiores, precipitação e vento;

4. Desenvolvimento de uma solução de Edge Computing para análise e processamento de dados através da deteção via LIDAR de veículos e pessoas no espaço público;

5. Desafio Aveiro candidata a Capital Europeia da Cultura 2027: Desenvolvimento de plataforma de mapeamento, mediação, comunicação e criação cultural, entre as Indústrias Culturais e Criativas da Região de Aveiro.

5G Challenges com 95 mil euros de prémios para distribuir

O 5G Challenges realiza-se em parceria com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações e a Universidade de Aveiro, e destina-se a a startups, scaleups e instituições de I&D. O objetivo é premiar as melhores ideias e soluções na área do 5G, permitindo que os candidatos utilizem infraestrutura 5G instalada em toda a cidade de Aveiro para testar livremente de projetos pioneiros que queiram ver realizados.

No laboratório vivo da cidade de Aveiro, statups, scaleups e centros de I&D poderão desenvolver e escalar comercialmente as suas soluções, através de acompanhamento técnico e de sessões de mentoria.

Os três vencedores do Aveiro Tech City 5G Challenges recebem 25 mil euros cada um para financiar os respetivos projetos premiados. Neste desafio, além dos prémios para os vencedores, também há apoio monetário de dois mil euros para cada um dos 10 projetos que passarem à fase final.

Candidaturas na página Aveiro Tech City

Os interessados precisam de preencher um formulário online. As informações detalhadas sobre o processo de candidatura, normas de participação e cronograma das iniciativas a realizar ao longo de 2021 estão disponíveis no website do Aveiro Tech City, bem como os vencedores das edições anteriores.

Organizados com a mentoria da empresa Beta-i, ambos os programas serão acolhidos pelo Município de Aveiro durante o ano de 2021 e compreendem, além da fase de criação e testes dos projetos, o acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores e peritos especializados para dar apoio aos projetos finalistas.

O Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges representam apenas duas das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto Aveiro Tech City, que tem como objetivo tornar o município de Aveiro economicamente mais competitivo, partindo de pilares como a tecnologia, serviços e aplicações, formação, educação e resposta a desafios concretos.

O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.

Nenhum comentário:

Postar um comentário