terça-feira, 23 de março de 2021

Município de Anadia transmite mensagem de esperança à população


Esta semana, o Município de Anadia vai plantar uma oliveira em todas as freguesias do concelho. Em cada árvore será colocado um pequeno cartaz com uma mensagem e um poema. Esta iniciativa, que se associa às comemorações dos dias das florestas, da poesia e da água, visa, simbolicamente, celebrar a vida, transmitir força aos munícipes e renovar a esperança em dias melhores.

Para esta ação, que contará com a presença dos presidentes das juntas de freguesia, foi escolhida a oliveira por ser símbolo de paz e por se tratar de uma espécie resistente e de grande longevidade. Os poemas selecionados, que serão pendurados nas árvores e que contêm mensagens positivas, são de autores com ligação ao concelho de Anadia – Joana Alferes, Vanda Paz, Belarmina da Silva Martins e Maria do Céu Castelo-Branco.

Segundo Maria Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, “é cada vez mais importante valorizar a vida e relembrar que esta fase difícil, fortemente marcada pela pandemia de Covid-19, há de passar, deixando lições que nos serão muito úteis no futuro”. A autarca considera ainda que, nesta fase de desconfinamento, é fundamental “aproveitar as boas energias que a primavera nos transmite”, e também “manter a calma, cumprir todas as normas de segurança associadas à pandemia, e acreditar que, juntos, seremos capazes de retomar a normalidade possível”.

Recorde-se que o Município de Anadia assinalou, na passada sexta-feira, o Dia Internacional das Florestas com a plantação de 10 árvores (seis tílias e quatro carvalhos) no Ecoparque de Sangalhos. No mesmo dia, foi também plantado um carvalho-alvarinho no Centro de Atividades Escutista, do Agrupamento de Escuteiros de Sangalhos, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Estas ações tiveram como principal objetivo sensibilizar a comunidade para a necessidade de plantar, proteger e preservar o património florestal. Para Lino Pintado, vereador da Câmara Municipal de Anadia com o pelouro do Ambiente, foi importante celebrar esta data – este ano dedicada ao tema “Restaurar a Floresta: o caminho para a recuperação e o bem-estar” – para reforçar a importância da floresta para a sustentabilidade dos nossos recursos, a proteção dos ecossistemas e o combate às alterações climáticas.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário